Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 05 Multidisciplinaridade marca reflexão sobre as relações entre o homem, a natureza e a diversidade cultural

Clientes

Multidisciplinaridade marca reflexão sobre as relações entre o homem, a natureza e a diversidade cultural

May 13, 2010

A partir de analogias sobre a existência do ovo da pedra azul, mineral encontrado no Brasil e na África há cerca de 750 milhões de anos, que remete a uma era em que os continentes formavam um território único, Gemas da Terra – Imaginação estética e hospitalidade, lançamento das Edições SESC SP, reúne reflexões e abordagens diversas sobre as relações entre o homem e a natureza e entre os homens de diferentes culturas.

Resultado do seminário promovido pelo SESC São Paulo em 2005, que reuniu estudiosos de geologia, antropologia, filosofia, psicanálise, literatura, artes plásticas e história para refletirem e dialogarem sobre as representações contemporâneas da natureza, a obra resgata esses diferentes olhares sobre a existência humana, permitindo o diálogo baseado na aceitação da diversidade, do exercício da tolerância e da hospitalidade, e do aprendizado em busca da dissolução de conflitos. Ou seja, vislumbra a possibilidade da paz ética e cósmica.

Organizado pela artista Denise Milan e pela filósofa Olgária Matos, conta com contribuições do historiador Adone Agnolin; dos antropólogos Carmen Junqueira, Massimo Canevacci e Priscilla Barrak Ermel; do cacique Catarino Sebiróp Gavião; dos geólogos Darcy Pedro Svizzero e Sonia Maria Barros de Oliveira; dos filósofos João Quartim de Moraes, Jorge Coli, Marilena Chaui, Miguel Abensour e Rachel Gazolla; dos professores Mamede Mustafa Jarouche, de letras orientais, e Alcides Villaça, de literatura; da psicóloga Maria Inês Assumpção Fernandes; do ex-diretor cultural do Museu do Louvre, Jean Galard; e da diretora executiva do Museu da Diáspora Africana de Chicago, Patricia Johnson.

As pedras constituem, neste livro, o elo e ponto de encontro com o Outro, com o diferente. Uma leitura provocativa sobre os modos disruptivos de conformação de experiências no mundo contemporâneo, propondo uma reflexão sobre a solidariedade, a tolerância e a hospitalidade.

Título: Gemas da Terra – Imaginação estética e hospitalidade
Organizadoras: Denise Milan e Olgária Matos
Número de páginas: 394
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70,00
ISBN: 978-85-98112-95-4

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carolina Abrahão, Diego Pontes, Karine Bastida e Mayara Monteiro
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom