Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 Devoção aos palcos

Clientes

Devoção aos palcos

Aug 16, 2010

Livro da professora de teatro da Universidade de Québec detalha os fundamentos, objetivos e estratégias do Théâtre du Soleil, um dos mais importantes grupos em atuação no mundo

Ariane Mnouchkine é uma das encenadoras mais revevenciadas do teatro atual e a companhia que fundou nos anos 1960 – e permanece tão intensa quanto no momento de sua fundação – tornou-se a mais destacada no mundo todo. Seu sucesso se deve a muitos fatores, entre eles a devoção de Mnouchkine à interpretação. Para mostrar a trajetória do Théâtre du Soleil e, especialmente, como se desenvolve o trabalho do ator antes, durante e depois de pisar no palco, a canadense Josette Féral escreveu Encontros com Ariane Mnouchkine – erguendo um monumento ao efêmero (Rencontres avec Ariane Mnouchkine). Publicação das editoras Senac São Paulo e Edições SESC SP, o livro será lançado dia 18 de agosto, às 20 horas, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, na Arena do estande do SESC SP.

Professora de teatro em Montreal, Josette investiga o processo de criação, o diálogo entre diretora e atores, a importância dos gestos e do envolvimento em cena, os conceitos que norteiam a construção do ator, detalhes que fizeram do grupo francês um dos mais importantes coletivos teatrais do século XX.

Pela primeira vez traduzida no Brasil, a obra reúne entrevistas realizadas a partir de três encontros. O primeiro aconteceu em 1988: uma entrevista individual com Ariane Mnouchkine, durante a fase de montagem da peça L’Indiade. O segundo ocorreu durante o estágio, dado por Ariane, a cerca de 200 atores, no mesmo ano. O terceiro aconteceu em Montreal, em 1992, durante um evento que reunia todas as escolas de teatro do Canadá, organizado pelo Departamento de Teatro da Universidade de Québec. Atores, estagiários e a própria diretora contam o que é estar presente em cena e, sobretudo, como servem ao teatro.

O título do livro foi inspirado em frase de Ariane, sobre a noção de transitoriedade que envolve o teatro: “É possível erguer um monumento ao efêmero? Todo livro sobre teatro é um pouco desse monumento. É sempre um trabalho incompleto de ressurreição impossível”.

Ao alinhavar as entrevistas, a autora destaca a importância da coletividade no processo da concepção teatral, um dos pontos cruciais do sucesso do Théâtre du Soleil. Inspirado em Brecht, em Artaud e no teatro oriental, penetrou como nenhum outro grupo nos problemas estéticos contemporâneos, no engajamento político e trouxe um conceito de montagem em que não há protagonista. Para Ariane, fazer teatro fora de um grupo que divida uma pesquisa em comum parece absolutamente inconcebível. Segundo ela, esta é a única forma de aprender teatro.

O livro busca, ainda, revelar as leis fundamentais do teatro pelos olhos de uma das companhias mais reverenciadas de todos os tempos. “Elas são tão misteriosas, tão voláteis! Descobrimo-las uma noite e depois, no dia seguinte, é preciso buscá-las novamente, porque simplesmente desapareceram”, acredita Ariane. A edição brasileira contém também imagens inéditas da apresentação de Lés Éphéméres realizada no Brasil, no Sesc Belenzinho, em outubro de 2007.

Sobre a autora - Josette Féral é professora do Departamento de Teatro da Universidade de Québec, em Montreal.  Publicou diversos livros sobre teatro, entre eles, Teatro, Teoria y practica : mas alla de las Fronteras (Buenos Aeres, Galerna, 2004), e Trajectoires du Soleil (Paris, 1999). Seu trabalho tem foco no teatro ocidental contemporâneo e teorias do movimento corporal. Foi ainda presidente da IFTR (International Federation for Theatre Research), entre 1999 e  2003.

Tíítulo: Encontros com Ariane Mnouchkine - erguendo um monumento ao efêmero
Autora: Josette Féral
Tradução: Marcelo Gomes
Editora: Edições SESC SP e Senac São Paulo
Número de Páginas: 196
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-98112-86-2 (Edições SESC SP) | 978-85-7359-873-5 (Editora Senac São Paulo)

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Mesa-redonda O Teatro Segundo Ariane Mnouchkine e Jacques Lecoq, com Alexandre Mate (mediação) e Cristiane Paoli-Quito (diretora teatral).
Data: 18 de agosto, quarta-feira
Horário: 20 horas
Local: Arena SESC– estande SESC SP. Entre Ruas G e H, em frente ao Salão de Ideias

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

Assessoria de Imprensa da Editora Senac

Inpress Porter Novelli
Carolina Bessa –  [email protected]
Viviane Fritz –  [email protected]
Cibele Anjos –  [email protected]
Tels: (11) 3323-1546 / 3323-1520

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom