Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 02 Obra das Edições SESC SP sobre Antunes Filho vence o CPT 2010

Clientes

Obra das Edições SESC SP sobre Antunes Filho vence o CPT 2010

Feb 09, 2011

Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho, lançado pelas Edições SESC SP, foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Publicações (clique aqui para conhecer a lista completa dos ganhadores). O livro documenta a obra do encenador como uma de suas mais autênticas vertentes: a manifestação do sagrado. O anúncio aconteceu no último dia 7 durante evento no teatro Coletivo que reuniu a classe artística teatral.

HierofaniaEm Hierofania, Sebastião Milaré pesquisou o método criado por Antunes Filho para o fazer teatral. Desde referências estéticas até os espetáculos resultantes desse trabalho, tudo foi minuciosamente acompanhado por meio de observação constante, documentos publicados e inéditos, e depoimentos do diretor e de atores que trabalharam com ele.

Para Sebastião Milaré, a cena é um espaço no qual o gesto mítico da criação se atualiza permanentemente, a partir do eterno retorno ao caos – o palco vazio. Um pensamento desta ordem é colocado em prática no teatro de Antunes Filho, em trabalhos como Macunaíma ou nas investigações desenvolvidas no Centro de Pesquisa Teatral do SESC, dois momentos que marcaram uma mudança nas investigações estéticas do diretor.

A partir de uma perspectiva histórica, Hierofania, traz o sistema e o método elaborados por Antunes Filho para o desenvolvimento do potencial expressivo do artista, sempre fundamentados na ideologia de que é preciso formar e transformar o ser humano para que se forme o ator. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, “podemos dizer – e sentir – que o trabalho desenvolvido por Antunes Filho com seus atores não é feito de “achismos” ou como simples projeto na busca pela fama televisiva. Um caminho árduo se inicia ao artista que se aventura a seguir a complexa visão de mundo do diretor, tornando o fazer teatral uma profissão de fé e o palco, um lugar para o sagrado.”

Sobre o autor – Sebastião Milaré é jornalista, crítico e pesquisador de teatro. Desde 1994 é curador de teatro do Centro Cultural São Paulo. Por vinte anos foi crítico teatral na revista artes: e tem ensaios publicados em periódicos do Brasil e do exterior. Criou e edita desde 2000 a revista eletrônica www.antaprofana.com.br. É autor dos livros Antunes Filho e a dimensão utópica (Ed. Perspectiva, 1994) e Batalha da quimera (Ed. Funarte, 2009), de peças teatrais e atua também como dramaturgo e roteirista, além de ter participado de várias obras coletivas.

Título: Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho
Autor: Sebastião Milaré
Número de páginas: 416
Formato: 19 x 25 cm
Preço: R$ 85,00
ISBN: 978-85-7995-002-5

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom