Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 04 A dança em questão: compilação de ensaios traz reflexões sobre criação, produção, divulgação e crítica desta linguagem artística

Clientes

A dança em questão: compilação de ensaios traz reflexões sobre criação, produção, divulgação e crítica desta linguagem artística

Apr 07, 2011

Temas para a dança brasileira, publicado pelas Edições SESC SP, busca reunir diversas visões em torno da dança brasileira e da arte contemporânea, trazendo para a mesma discussão tanto a pesquisa acadêmica quanto os âmbitos da criação e produção. Importante coletânea do pensamento de professores, jornalistas, bailarinos, coreógrafos, escritores, críticos e pesquisadores de dança, a obra é composta por 16 ensaios que vão desde a análise do surgimento da crítica especializada no país, passando pela falta de leis de incentivo e políticas públicas, até o reconhecimento da arte como parte da economia.

Organizado pela especialista em cultura e dança Sigrid Nora, o livro levanta questões fundamentais para a dança e para as artes em geral no cenário contemporâneo. Beatriz Cerbino, pesquisadora e dramaturga, enfatiza o papel da crítica na dança brasileira e contextualiza seu surgimento. Para a autora, “tão importante quanto um espetáculo é a discussão que ele pode gerar, as diferentes maneiras de percebê-lo e de se apropriar das ideias que ele coloca em movimento”. Também estão na obra os textos da dramaturga Fátima Saadi, do bailarino e coreógrafo Paulo Caldas e da pesquisadora de dança Thereza Rocha, que aliam a perspectiva acadêmica com suas experiências profissionais, aproximando o leitor deste universo da expressão cultural.

Os desafios de um produtor, a entrada no cenário internacional e as perspectivas para as próximas décadas são assuntos elencados pela jornalista especializada em dança, Adriana Pavlova. Até mesmo o aspecto econômico é levado em conta. Fundador de vários festivais de dança no Brasil, Leonel Brum, também ex-coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), confirma que o cenário atual apresenta mais de 120 festivais e que o reconhecimento da dança como uma área dentro da chamada “economia da cultura” apresenta novas perspectivas no sentido de ampliar sua visibilidade em todas as esferas.

O livro apresenta as contribuições da jornalista Nani Rubin, que aborda a cobertura da dança pelo jornalismo cultural. Ela afirma que a apuração jornalística da dança está em desvantagem em relação a outras áreas como cinema e música devido à falta de material de acervo para pesquisa. Há ainda textos de Ana Pais, Andrea Bardawil, João Carlos Couto de Magalhães, Maíra Spanghero, Marcos Bragato, Rosa Primo, Silvia Soter e um ensaio em parceria de Marina Guzzo e Simone Avancini.

Indicado não somente para artistas e bailarinos, Temas para a dança brasileira “insere-se em uma reflexão teórico-prática em torno das relações entre o corpo e o fazer artístico, contribuindo para o aprofundamento do debate entre os profissionais da área, bem como as perspectivas de leitura e apreciação de linguagem junto ao público não-especializado”, afirma o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda.

Sobre a organizadora - Sigrid Nora possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É docente na Universidade de Caxias do Sul. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, cultura, políticas culturais e sociais, artes cênicas, corpo e contemporaneidade.

Título: Temas para a dança brasileira
Organizadora: Sigrid Nora
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 344
Preço: R$ 58
ISBN: 978-85-7995-009-4

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), mas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom