Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 04 Adauto Novaes apresenta em Porto Alegre livro sobre o papel do pensamento, da crítica e da filosofia

Clientes

Adauto Novaes apresenta em Porto Alegre livro sobre o papel do pensamento, da crítica e da filosofia

Apr 05, 2011

O evento acontece no dia 11 de abril, no abertura da quarta edição do ciclo Mutações na cidade. A obra, que reúne ensaios escritos por filósofos e pesquisadores, originou-se da edição de 2009 do colóquio, que teve como tema A Experiência do Pensamento.

A quarta edição do colóquio Mutações, cujo tema é A Invenção das Crenças, começa no dia 11 de abril, em Porto Alegre, com a conferência de José Miguel Wisnik – A Crença no Espelho. Neste mesmo dia, que marca a abertura do evento na capital gaúcha, será apresentado ao público local o livro Mutações – A Experiência do Pensamento, com ensaios originados da última edição do colóquio. São textos escritos por filósofos considerados alguns dos maiores expoentes das ciências humanas no país, como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Olgária Matos e Newton Bignotto, além de autores franceses como Frédéric Gros, Eugéne Enriquez e Pascal Dibie.

MutaçõesO livro, publicado pelas Edições SESC SP, conta com 21 textos organizados e editados pelo jornalista e professor Adauto Novaes, idealizador do ciclo Mutações. Os ensaios trazem reflexões sobre os papéis do pensamento, da crítica e da filosofia no mundo contemporâneo, a partir de discussões sobre temas como a força do niilismo e o esgotamento ético. Segundo Adauto Novaes, um dos objetivos da obra é reunir estudos sobre o período desafiador pelo qual estamos passando e estimular questionamentos a respeito da nossa época. Clique aqui para mais informações sobre a obra.

Sobre o organizador do livro - Adauto Novaes é jornalista e professor. Foi diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura por 20 anos. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento, com a qual organizou vários ciclos de conferências que, por sua vez, deram origem a inúmeras publicações. Algumas das mais importantes delas são os livros de ensaios Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti); Poetas que pensaram o mundo; O homem-máquina; Civilização e barbárie e O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo (Agir/Edições SESC SP, 2008) e A condição humana (Agir/Edições Sesc SP, 2009).

Apresentação do livro Mutações – A experiência do pensamnto
Data: 11 de abril de 2011 (segunda-feira)
Local: Sala João Fahrion | 2º andar da Reitoria da UFRGS  
Informações: Departamento de Difusão Cultural | mezanino do Salão de Atos da UFRGS | (51) 3308-3034 ou (51) 3308-3933

Ciclo Mutações – A invenção das crenças
Data: 11 a 29 de abril de 2011
Local: Sala João Fahrion | 2º andar da Reitoria da UFRGS | Porto Alegre (RS)
Inscrições: Departamento de Difusão Cultural - mezanino do Salão de Atos da UFRGS 
Valor: R$ 30,00 – valor único para todas as palestras
Informações: (51) 3308-3034 ou (51) 3308-3933
Programação das conferências: http://www.difusaocultural.ufrgs.br/

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

 

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
|11| 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Informações para a imprensa – Ciclo Mutações
BD Divulgação - Bebê Baumgarten, Kellen Hoehr e Gabriela Almeida
(51) 3028-4201 / 8111-8703 / Nextel - 7814-2244 - ID 84*39184
[email protected]

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom