Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 06 Espetáculo de Ivaldo Bertazzo chega ao Rio de Janeiro

Clientes

Espetáculo de Ivaldo Bertazzo chega ao Rio de Janeiro

Jun 21, 2011

'Corpo Vivo – Carrossel das espécies' estreia dia 27 de junho no Espaço Tom Jobim, na capital, e, até meados de agosto, percorre o interior do Estado

Depois da estreia em São Paulo, em setembro de 2010, e de percorrer 27 cidades do interior e capitais de outros Estados, Corpo Vivo - Carrossel das espécies, espetáculo do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, chega ao Rio de Janeiro, para uma temporada que tem início dia 27 de junho, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, e vai até meados de agosto, com apresentações no interior do Estado.

O trabalho do professor Ivaldo Bertazzo, que estuda o corpo humano há 35 anos, vai além do espetáculo: difunde não só um método próprio de Reeducação do Movimento, como também oferece aos seus 18 bailarinos, jovens de periferia, a oportunidade de expressão e, ainda, aos profissionais de áreas multidisciplinares (fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia etc.) e leigos, uma nova possibilidade de aprendizagem com workshops e oficinas. O projeto educacional de Bertazzo, iniciado com jovens da Favela da Maré, em 1999, inclui ainda o lançamento do livro, Corpo Vivo – Reeducação do movimento (o primeiro de uma série de três, das Edições SESC-SP).

As Leis de Incentivo à Cultura  e o apoio da iniciativa privada têm sido de vital importância para a difusão do trabalho da Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, que originariamente surgiu com o Projeto Dança Comunidade, em parceria  com o SESC-SP, patrocinado pela Petrobras e pelo Instituto Votorantim a partir de 2003, e da manutenção e profissionalização desses mesmos jovens no mercado de trabalho.

A crença em um mundo melhor não reside na utopia e sim num empenho cotidiano desse educador que teima em reeducar corpos, quer sejam eles de bailarinos ou pessoas comuns. Esse tem sido o grande desafio de Bertazzo que, como artista e professor, já emocionou multidões do Brasil e de outros países com espetáculos como Samwaad, Milágrimas, Mar de Gente e Noé Noé deu a louca no convés.

Sobre o espetáculo Corpo Vivo

Que espécie de animal é você? Homem, quadrúpede, pássaro? O que fazer quando a mente conquista beleza e liberdade e o corpo envelhece? Imagine se o homem tivesse a capacidade de regeneração dos répteis, que abandonam toda a pele e desenvolvem outra no lugar. Se pudesse andar pelas paredes e tetos, desafiando a lei da gravidade e mudar a cor da nossa pele de maneira camaleônica. E se continuasse a respirar debaixo d'água, mesmo depois de rompido o cordão umbilical? Como seria o mundo se o homem voasse? E se tivesse uma visão de coruja, o radar do tubarão, a velocidade de um lince e a força de um touro?

Perguntas como essas permeiam o espetáculo interativo de Ivaldo Bertazzo,
Corpo Vivo – Carrossel das espécies. De maneira lúdica e bem humorada Corpo Vivo traz para o palco uma das principais reflexões do homem: a preservação e a degeneração do corpo. Com roteiro de Marília Toledo, assistência de direção de Suzana Mafra e iluminação de Wagner Freire, o espetáculo pretende representar a evolução da espécie humana, comparando-a com a dos répteis, pássaros, peixes e quadrúpedes, por meio da dança, da música e de textos que percorrerão o teatro-dança. O ator Rubens Caribé dá vida à história de um monge que dedica a existência não apenas à filosofia, mas também a estudos sobre a anatomia de diversas espécies, com o objetivo de encontrar a perfeição. Em cena, os encontros possíveis desse monge e de outros personagens, como um maestro que dirige um coral de bichos, um professor de organização dos músculos da face com os animais que ele pesquisa, num embate de atração e inveja em relação as suas características.

A mezzo soprano Regina Elena Mesquita também dá voz a uma mãe, uma égua e uma camareira, num repertório musical insólito, que mescla Nino Rota, uma canção iídiche, The Carpenters e canções regionais brasileiras.

O espetáculo tem momentos de interatividade para que o público se dê conta da importância do corpo como o instrumento de todas as ações cotidianas, que passam despercebidas, mas que são vitais ao ser humano. A respiração, o ato de piscar, a deglutição, são ações mecânicas e involuntárias que nem passam pelo nosso pensamento no dia a dia. Mas se algo der errado com uma dessas ações, o corpo para.

“Quando fazemos a representação dos animais, falamos das múltiplas habilidades motoras, o pássaro e sua flutuação, o peixe, com a perfeita articulação entre a cauda e a cabeça e, o homem, com a capacidade de dormir em pé, por exemplo, e outras características que o diferenciam das demais espécies: a imaginação, sedução, a melhor pele, que permite que ele pinte, toque piano... O homem paga um preço pela sua excessiva verticalidade. Queremos aproximar o público de sua psicomotricidade, do funcionamento de seu próprio corpo já que os aspectos mecânicos e motores são as ferramentas de integridade e preservação do corpo humano. É inevitável que o corpo envelheça e a mente fique mais refinada. Como preservar a unidade?”, questiona Bertazzo.

Corpo Vivo – Carrossel das espécies

Rio de Janeiro
Espaço Tom Jobim
Dias 27 a 30 de junho de 2011
Segunda à quarta-feira às 21h, e quinta-feira, 18h30 e 21h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia entrada)
Local: Rua Jardim Botânico n° 1008 - Jardim Botânico - RJ
Informações: (21) 2274-7012/ 3874-0594

Workshop e lançamento do livro Corpo Vivo - Reeducação do movimento com Ivaldo Bertazzo
Dia 28 de junho, terça-feira das 15h às 18h
300 vagas – inscrições somente no site www.ivaldobertazzo.com
Após o workshop haverá o lançamento do livro Corpo Vivo - Reeducação do movimento às 19h.

Campos dos Goytacazes
Fundação Teatro Municipal Trianon
Dias 16 e 17 de julho de 2011
Sábado às 20h, e domingo às 19h
Entrada franca (retirada de convites do espetáculo na bilheteria 1h antes de cada sessão, mediante lista de confirmação).
Local: Rua Marechal Floriano, 211 - Centro
Informações: (22) 2726-3500

Workshop e lançamento do livro Corpo Vivo - Reeducação do movimento com Ivaldo Bertazzo
Dia 17 de julho, domingo das 10h às 13h
Inscrições somente no site www.ivaldobertazzo.com
Após o workshop haverá o lançamento do livro Corpo Vivo - Reeducação do movimento.

Cabo Frio
Teatro Municipal
Dias 19 e 20 de julho de 2011
Terça e quarta-feira às 20h
Entrada franca (retirada de convites do espetáculo na bilheteria 1h antes de cada sessão, mediante lista de confirmação).
Local: Rua Anibal Amador do Vale s/n - Algodoal - Praia do Forte
Informações: (22) 2645-4472
 
Quem é Ivaldo Bertazzo

Professor e coreógrafo, Ivaldo Bertazzo criou um método único, fruto da miscigenação de estudos científicos da biomecânica humana, principalmente técnicas de dança e da percepção e vivência com várias culturas, como as orientais e européias, desenvolvido ao longo de 35 anos de trabalho. Em sua Escola do Movimento, pessoalmente, transmite seu repertório e certifica as pessoas comuns, empresas ou profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, preparadores e professores de educação física, possibilitando a continuidade do seu conhecimento, por meio do método. Bertazzo já dirigiu mais de 30 espetáculos de dança em duas vertentes, uma com bailarinos profissionais e aparatos cênicos e uma com “cidadãos dançantes”, muitas vezes oriundos de um trabalho social com a periferia. Outras informações sobre o autor e o método: www.ivaldobertazzo.com.br. Conheça também a ficha técnica do espetáculo.
 
Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo

A Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, composta de 18 bailarinos, de 18 a 24 anos, é modelo exemplar de projeto social que culmina com a capacitação de profissionais, que dançam, tocam instrumentos, cantam e ministram aulas na periferia de São Paulo, desde 2003. O projeto foi desenvolvido em parceria com o SESC SP.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de imprensa das Edições SESC SP: 
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

Assessoria de imprensa de Ivaldo Bertazzo:
Mm Press Assessoria em Comunicação     
Marcia Loureiro e Mariucha Moneró
(21) 2247-3442 |  9806-6062 | [email protected]

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom