Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 09 Livro reúne arte, jogos e brincadeiras em uma homenagem ao lado lúdico da vida

Clientes

Livro reúne arte, jogos e brincadeiras em uma homenagem ao lado lúdico da vida

Sep 20, 2011

'Quer jogar?', lançamento das Edições SESC SP, é um livro de jogos e brincadeiras. Nele, Adriana Klisys, psicóloga na área de educação e cultura, apresenta o legado cultural e o substrato sensível dessas atividades não só para a infância, mas também para a vida adulta. O texto é permeado ora pela reflexão mais aguda, ora por um tom francamente poético, apresentando ao leitor curiosidades sobre jogos tão diversos no tempo e no espaço quanto o Jogo da Onça e o Mancala, tão inusitados quanto o Fan-Tan e o Chung Toi, tão vivazes quanto jogar pião e tão sutis quanto soprar bolhas de sabão.

Livro reúne arte, jogos e brincadeiras em uma homenagem ao lado lúdico da vida

Capa do livro "Quer jogar?"

A obra expressa as percepções mais íntimas da autora sobre a relação entre brincadeira e arte, principalmente seu interesse pelos meandros do lúdico. Em cinco capítulos, Adriana apresenta e discute não apenas jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais no mundo todo, mas também aqueles que se armam improvisadamente no dia-a-dia, na rua, em casa ou na escola – e que vão constituindo delicadamente o subsolo da sensibilidade estética.

Extrapolando o âmbito textual, Quer jogar? é também um livro de arte, graças à parceria da autora com o poeta-pintor Carlos Dala Stella. O artista elaborou 96 imagens inspiradas pelo mesmo desejo de apreender o lúdico, muitas vezes com um traço evocativo. Quanto às técnicas, as criações exploram um arco diversificado, que inclui desenhos com carvão, nanquim, lápis de cor, aquarelas, recortes e colagens, entre outras técnicas – com resultados intensos, repletos de cor e movimento.

A relação dos desenhos com a prosa vai muito além da mera ilustração. As imagens brincam com texto e vice-versa, mas cada linguagem guarda sua autonomia ao caracterizar, à sua maneira, jogos, brinquedos e brincadeiras. Exatamente por isso, ambas constroem juntas um diálogo em uníssono, antecipando-se, ora uma, ora outra, no desdobramento daquilo que corresponde à substância lúdica na vida adulta.

Esta é uma obra de estudo e deleite, bela e instigante, cuja complexidade está ao alcance da sensibilidade de todas as idades. Constitui-se, assim, em livro ideal para todos aqueles que já brincaram na vida, e também para que pais e educadores possam entender as questões que rondam este ato lúdico e educativo de brincar. Afinal, como bem sintetiza o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “para a humanidade o brincar é elemento essencial na apropriação de sua cultura e na atribuição de novos significados a ela”.   

Sobre a autora dos textos – Adriana Klisys é formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte (www.caleido.com.br) e consultora em educação e cultura lúdica. É idealizadora das Terças Lúdicas, vivências criativas e estéticas para adultos. É autora de jogos e livros.

Sobre o autor dos desenhos – Carlos Dala Stella é pintor e poeta, natural de Curitiba, Paraná. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Desde 1987, vem se dedicando regularmente às artes plásticas. Além das técnicas tradicionais de pintura e desenho, trabalha com jato de areia sobre vidro e com painéis de cimento. O diálogo entre artes plásticas e escrita permeia tanto seus desenhos e telas, quanto seus painéis. É ilustrador de livros, jornais e cartazes.

Título: Quer jogar?
Autora dos textos: Adriana Klisys
Autor dos desenhos: Carlos Dala Stella
Número de páginas: 190
Formato:  28,5 x 29 cm
Preço: R$ 99,00
ISBN: 978-85-98112-98-5

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Katia Saisi | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom