Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2013 07 Professores do Ensino Fundamental II têm até dia 12 de agosto para escolher livros didáticos para 2014

Clientes

Professores do Ensino Fundamental II têm até dia 12 de agosto para escolher livros didáticos para 2014

Jul 25, 2013

É tempo de analisar o material selecionado pelo MEC e fazer a melhor escolha. Editora do Brasil apresenta coleções inovadoras, que contemplam conteúdos digitais extras no site despertando o interesse do aluno e estimulam a aprendizagem.

No período de 2 a 12 de agosto, professores do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) da rede pública de todo o país poderão indicar os livros que serão adotados por suas escolas em 2014, por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O momento, portanto, é de conhecer, dentre os materiais selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), aqueles que melhor se encaixam no projeto educativo da escola e forneçam as melhores condições de trabalho em sala de aula.

O MEC selecionou duas coleções da Editora do Brasil, que contemplam as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.

Cada coleção conta ainda com conteúdos digitais interativos, como jogos eletrônicos, infográficos animados e outros objetos multimídia que contribuem para o ensino de jovens cada vez mais dinâmicos e com a necessidade de desafios que estimulem a aprendizagem.

Praticando Matemática

Código da Coleção 27454COL02

Praticando MatemáticaEste livro – de visual agradável, bem distribuído e organizado – traz a Matemática para o mundo real, ajudando o professor a ensinar de forma criativa. Com linguagem adequada ao universo do aluno, a nova edição de Praticando a Matemática apresenta textos explicativos fundamentados em base teórica sólida, além de grande variedade de exercícios, constituindo uma obra bem estruturada para o professor e excelente apoio didático para o aluno.

Exercícios - Propostos no final de cada tema, os exercícios ajudam a colocar a teoria em prática e aplicar os conhecimentos aprendidos.

Revisando - Oportunidade de retomar os assuntos aprendidos, garantindo um aprendizado integrado.

Desafios - Questões que exigem soluções mais criativas e elaboradas, incentivando o trabalho colaborativo.

Autoavaliação - Questões para autoavaliação, muitas delas selecionadas de olimpíadas, vestibulares e avaliações da rede oficial.

Seção livre - Exercícios e textos que trazem a disciplina para o cotidiano com curiosidades, fatos históricos, arte e ciência.

Vale a pena ler - Textos variados envolvendo Matemática, História da Matemática e outras áreas do conhecimento.

Recursos para o professor:

  • Plano de curso, sugestões de trabalho e orientações de apoio.
  • Textos de apoio sobre educação e práticas metodológicas, além de complementos para os conteúdos das unidades.
  • Sugestões para avaliar o que o aluno apreendeu em cada unidade.
  • Resolução dos exercícios mais complexos.
  • Referências bibliográficas e sugestões de livros, revistas e sites.

Perspectiva Língua Portuguesa

Código da Coleção 27447COL01

Perspectiva Língua PortuguesaCom base no princípio de que aprender a língua materna é dar sentido ao mundo e compreender diferentes formas de expressão, o objetivo da coleção é capacitar o aluno a ler, interpretar e produzir textos de diferentes formatos e gêneros, e fazê-lo refletir sobre todas as possibilidades de leitura que o mundo oferece.

Seções móveis complementares - Clipes sistematizam noções desenvolvidas nos exercícios; links trazem os significados de termos e expressões; Fique ligado! indica leituras complementares, vídeos, CDs, sites da internet e outras fontes de pesquisa.

Glossário no final de cada volume - Oferece uma visão mais abrangente de alguns conceitos trabalhados.

Diferencial para a prática da expressão escrita - Dois projetos são desenvolvidos ao longo do livro oferecendo uma perspectiva real de situações de comunicação do aluno com a própria classe, a escola e a comunidade.

Recursos para o professor:

  • Manual do Professor com orientações teóricas gerais e referências bibliográficas.
  • Respostas das questões propostas ao aluno, com comentários e sugestões para o enriquecimento do conteúdo tratado.
  • O professor pode avaliar continuamente a aprendizagem por meio de atividades que privilegiam a construção e o processo.

Perspectiva História

Código da coleção: 27446COL06

Perspectiva HistóriaEste livro trabalha com a noção linear do tempo, seguindo a periodização clássica ocidental, e contempla a História da África e do Oriente. Essa organização possibilita ao aluno compreender o processo de transformação da sociedade e a permanente construção da História, conscientizando-se de que é sujeito e agente desse processo.

Analisando documentos - Traz documentos históricos e historiográficos que aprofundam o tema tratado e trabalham diferentes habilidades e competências.

Dicionário histórico - Explica e examina detalhadamente os conceitos históricos essenciais à compreensão do tema estudado.

Curiosidades históricas - Descreve situações relacionadas aos assuntos trabalhados no capítulo.

Vivendo a história - Apoiadas na história oral, as propostas de pesquisa e investigação relacionam o assunto abordado com os dias atuais e, ao mesmo tempo, com a história pessoal de cada aluno.

É hora de pesquisar / debater / trabalhar em grupo - Atividades diferenciadas para desenvolver a interação e a socialização dos alunos, reforçar os conhecimentos adquiridos e estimular a busca de mais informações sobre o assunto.

Recursos para o professor:

  • Manual do Professor traz conteúdos que colaboram com a formação continuada do docente e fazem-no refletir sobre a forma mais adequada de utilizar os materiais didáticos de que dispõe – especialmente, o livro didático.
  • Para cada capítulo do livro, há o correspondente no Manual do Professor, com uma breve explanação do assunto e textos de aprofundamento teórico, com as discussões historiográficas mais recentes.
  • Apresentação dos pintores e escritores canônicos, com biografia e análise aprofundada da obra apresentada no livro.
  • Resolução dos exercícios e atividades complementares para o aluno.

Perspectiva Geografia

Código da Coleção 27445COL05

Perspectiva GeografiaConstrói o conhecimento geográfico com base em uma visão mais ampla, que integra as relações entre sociedade e natureza. Por meio da simulação de situações reais, o Perspectiva Geografia desenvolve a capacidade dos alunos de identificar, compreender e representar o mundo. Temas que abordam a participação na sociedade, a pluralidade cultural, o meio ambiente e o consumo são apresentados de forma sistemática, valorizando a interdisciplinaridade e formando cidadãos.

Ótica geográfica - Imagens, análises, comentários, descrições e críticas proporcionam reflexão sobre o conteúdo, do ponto de vista geográfico.

Diversificando linguagens - Por meio da elaboração de cartazes, charges, leituras de gráficos etc., diferentes habilidades são desenvolvidas de forma criativa.

Exercitando a cidadania - Destaca aspectos relacionados ao dia a dia em sociedade, fazendo com que as orientações transformem-se em atitudes.

Interpretando mapas - Atividades que proporcionam um trabalho prático essencial ao conhecimento geográfico: a familiaridade com a linguagem cartográfica.

Dicionário geográfico - Explica os termos geográficos destacados para melhor entendimento do assunto.

Recursos para o professor:

  • O Manual do Professor apresenta a proposta teórico-metodológica da coleção.
  • Textos complementares, exercícios e sugestões adicionais para o trabalhar a Geografia e construir relações com outras áreas do conhecimento.
  • Indicações de sites, objetos educacionais, filmes e livros para professor e aluno.

Perspectiva Ciências

Código da Coleção: 27444COL04

Perspectiva CiênciasDesenvolvido por mestres e doutores que conciliam o conhecimento do dia a dia da sala de aula com o conhecimento teórico, o Perspectiva Ciências explora a Ciência e todas as suas variáveis. A disciplina é construída de forma dinâmica, com conteúdo relevante e linguagem simples, adequada ao universo do aluno de Ensino Fundamental.

Ciência e cidadania - Debates sobre questões importantes da vida diária aproximam o aluno do mundo real e o prepara para ser um cidadão.

Quando a questão é saúde - Destaca a importância do cuidado com a saúde e com o ambiente, estimulando atitudes com foco no bem-estar coletivo.

Ciência, tecnologia e sociedade - Temas controversos, que envolvem a dimensão social da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, estimulam a reflexão e promovem atividades relacionadas.

Experimentando - Atividades práticas para a discussão de ideias, manipulação de materiais, observação e interpretação de resultados.

Ciência tem história - Mostra o processo histórico de construção de alguns conceitos estudados, ilustrando seus diferentes contextos.

Recursos para o professor:

  • Manual do Professor consistente que explora as reais necessidades do trabalho docente.
  • Textos para reflexão, que aprofundam o conhecimento em temas importantes, contribuindo para a formação continuada. 
  • Orientações para montagem de projetos e organização de Feira de Ciências.
  • Sugestões de atividades complementares.
  • Planejamento anual dos quatro anos escolares.
  • Indicações de fontes diversas.

Mais informações sobre as coleções da Editora do Brasil integrantes do PNLD 2014 estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Thais Ribeiro | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom