Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2013 10 Editora do Brasil conquista Prêmio Jabuti com o livro 'Poemas Problemas'

Clientes

Editora do Brasil conquista Prêmio Jabuti com o livro 'Poemas Problemas'

Oct 18, 2013

A matemática pode ser vista de várias maneiras que a tornam mais lúdica e compreensível. ‘Poemas Problemas’, lançado ano passado pela Editora do Brasil, transforma enigmas e problemas matemáticos em poesia que divertem enquanto ensinam as crianças. Entre charadas, enigmas e contas, a escritora e ilustradora Renata Bueno transforma problemas em poemas e vice-versa. O livro acaba de arrebatar o primeiro lugar do 55º Prêmio Jabuti na categoria Didático e Paradidático.

Os textos curtos e simples envolvem as crianças, como no poema “Meu Aquário”: “No aquário que comprei / há 2 peixes vermelhinhos, / um laranja, que é o rei, /e mais 9 amarelinhos. / Ao todo, nadando juntos, / quantos são os peixinhos?”, pergunta a autora.

Os poemas servem de complemento a diversas atividades realizadas por professores em sala de aula para promover o interesse dos alunos pela disciplina. A obra inclui um suplemento de atividades para aluno e um manual de orientação para o professor, permitindo reforço de possíveis conteúdos dados em sala. No material, novas charadas são encontradas, e o aluno é convidado a consultar novamente o livro para resolver os outros enigmas propostos.

poemas_InternaAs ilustrações da autora são leves e delicadas, feitas com colagens de papel e giz. Os dados de jogo que sua mãe, professora de matemática, guardava para utilizar em suas aulas, compõem cenários e personagens das gravuras. Nas beiradas, nos cantos ou em páginas inteiras, os desenhos são uma diversão a mais para estimular leitores e leitoras mirins a se interessar pela matemática, enquanto brincam com as rimas.

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil porque difere dos outros prêmios literários em sua abrangência, não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Neste ano foram contempladas 27 categorias, nas quais concorreram mais de 2 mil títulos.

Sobre a autora - Nascida em 1977, Renata Bueno é artista plástica, arquiteta e escritora. Já participou de exposições coletivas e individuais em galerias paulistas, na Pinacoteca do Estado, no XIV Salon de L’Éphémere, na França, Funarte, Sesc Santos, Sesc São Carlos, entre outros. Suas esculturas já foram implantadas em São Paulo, na Praça Rotary Club no bairro do Butantã e no jardim do Sesc Belenzinho. Publicou mais de 20 livros por grandes editoras brasileiras. Pela Editora do Brasil, lançou também a coleção Recortando Histórias, com Mariana Zanetti e Fernando de Almeida, dirigida a crianças que ainda estão na educação básica e que conta com as obras Para lá e para cá, Deu brancoAEIO... UAU! e Quantos bichos, além da coleção Não é a mesma coisa?, em parceria com Silval Medina, integrada pelos livros Manga madura não se costura?, Tubarão toca tuba?, Cachorro tem dia de cão?, para crianças a partir do 3º ano (8 anos). Mais informações sobre sua obra estão disponíveis em seu site: www.renatabueno.art.br 

Título: Poemas Problemas
Autora: Renata Bueno
Páginas: 40
Formato: 20 x 20 cm
Preço: R$ 39,10
Indicação leitora: a partir do 3º ano (8 anos)
ISBN: 978-85-10051-31-6

 Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no portalwww.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Yuri Codonho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom