Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 10 Narrativa infantil mostra como garoto vivencia a perda de seu cachorrinho

Clientes

Narrativa infantil mostra como garoto vivencia a perda de seu cachorrinho

Oct 13, 2014

Fofo é um cachorrinho muito amado por seus donos. Mas um dia ele faz uma viagem da qual não volta mais. É justamente sobre o amor e a amizade entre um menino e seu bichinho de estimação que trata o livro ‘A viagem de Fofo’, de Telma Guimarães e ilustração de Mima Castro, lançamento da Editora do Brasil. Voltado a crianças a partir de 8 anos, a história descreve como o garoto e sua família lidam com a tristeza causada pela perda de seu cãozinho.

Narrada por um garotinho chamado Fábio, conta como toda a família ficou triste com a partida de Fofo. A viagem desse amado cachorro de estimação, porém, é marcada por doces lembranças e ternas memórias. Todos se lembram dos bons momentos que viveram ao seu lado, como no dia em que ele os salvou de um assalto ou quando roubou a carne do almoço e a enterrou. A força para eles continuarem em frente vem das boas recordações que esse animal de estimação tão dócil, presente e brincalhão imprimiu na vida de cada um deles.

Algumas homenagens são prestadas ao cãozinho e até Betinho, o irmão mais novo de Fábio que repetia tudo o que ele dizia, faz suas considerações. Os dias passam e todos ainda estão muito abalados com a partida do animalzinho, mas algo novo vem para recuperar um pouco da tristeza que a ausência de Fofo causou.

“Escrevi esse texto pensando em todas as perdas pelas quais passamos. Avós, tios, cunhados, animais de estimação. Achei que poderia começar pela perda de um cãozinho”, conta a autora que já perdeu dois cães. Sua narrativa é carregada de sentimentos, assim como as ilustrações de Mina Castro, que se também se emocionou e recordou de seus queridos bichos de estimação: “Lembranças alegras, algumas divertidas e outras tristes, mas todas cheias de amor e carinho”, relata. Para completar, a obra vem com um suplemento de atividades que possui questões que estimulam a capacidade reflexiva das crianças.

telmaSobre a autora – Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Unesp. Professora efetiva de inglês, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas, até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil. Foi cronista do jornal Correio Popular e também assessora cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Em 1989, recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil". Possui mais de 170 livros publicados. Mais informações http://telma.com.br/.

Sobre a ilustradora – Mima Castro nasceu em Neuquén, na Argentina, se formou nos ateliês de Felipe Noé, Oscar Smoge, Miguel Dávila e Aníbal Carreño e, desde então, se comunica por meio da imagem, das linhas e cores. Como sempre gostou de desenhar, pintar, recortar e colar, com muito entusiasmo, já desenhou roupas, pintou bonecas e quadros, construiu objetos e ilustrou cerca de 50 livros, com imagens cheias de cor, para editoras de vários países.

Título: A viagem de Fofo
Autora: Telma Guimarães
Ilustrações: Mima Castro
Formato: 22,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 30,90
ISBN: 978-85-10-05587-1
Número de páginas: 32
Indicação leitora: 3º ano

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom