Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 10 Narrativa juvenil resgata emoções e dilemas da adolescência

Clientes

Narrativa juvenil resgata emoções e dilemas da adolescência

Oct 09, 2014

Questionamentos infindáveis cercam a mente de qualquer adolescente. É uma fase encontros e desencontros, em que afloram os mais variados sentimentos e dilemas. Os medos são mais intensos; as inseguranças, perturbadoras. As emoções, descobertas, imaginação e memórias de uma jovem que tenta encontrar sua própria identidade são delicadamente narradas por Tânia Alexandre Martinelli em "O vaso chinês", lançamento da Editora do Brasil.

Ana Maria, uma garota de 13 anos, acaba de se mudar com sua mãe para uma casa mais simples, após a morte de seu pai. Casa nova, vizinhança nova, preocupações novas... Em meio a um turbilhão de sentimentos, as duas tentam recomeçar suas vidas. Ao encontrar em uma feira um vaso semelhante ao que havia ganhado com ele em um parque de diversões, a saudade aumenta ainda mais e muitas memórias são despertadas. 

Ela gosta de escrever e, devido à mudança, passa os dias imersa em seus textos. Como qualquer garota de sua idade, Ana Maria é dona de uma imaginação sem fim e, ainda que muitas vezes não consiga encontrar um final para suas histórias, ama escrevê-las. Mas, com tantos acontecimentos que vêm ocorrendo em sua vida, seu processo criativo é afetado e ela acaba muitas vezes confundindo realidade e imaginação numa avalanche de pensamentos que dominam sua cabeça.

Dividido em quatro partes, o livro apresenta uma espécie de introdução com quatro capítulos que ajudam o leitor a situar a história. O desenrolar de todo esse mundo criado pela garota para fugir da dor e das dúvidas que a afligem vem nas outras três partes subdivididas em pequenos fragmentos separados por títulos sugestivos, permeados pelas belas ilustrações de Mariana Zanetti, que recorre aos temas típicos de vasos chineses. 

A própria autora reconhece certa familiaridade entre ela e sua personagem que, quando não escreve, fica triste, ranzinza e desmotivada. “Enquanto escreve, Ana Maria tenta se entender. Creio que também escrevo por causa disso”, conta Tânia.

Tânia Alexandre MartinelliSobre a autora – Tânia Alexandre Martinelli estudou Letras na PUC-Campinas e foi professora de Língua Portuguesa por muito tempo. Nos últimos anos, tem se dedicando exclusivamente à literatura, escrevendo e participando de encontros com leitores em todo o país. Seu primeiro livro foi publicado em 1998, e hoje são mais de 30 obras lançadas para o público infantil e juvenil. 

Sobre a ilustradora – Mariana Zanetti cursou Arquitetura e Urbanismo na USP e se interessou pelo desenho e pela pintura. Após se graduar, experimentou ilustrar um livro e, desde então, tem ilustrado muitas obras e até começou a escrever, tornando-se coautora da Coleção Recortando Histórias, da Editora do Brasil.

TítuloO vaso chinês
Autora: Tânia Alexandre Martinelli
Ilustrações: Mariana Zanetti
Número de páginas: 112
Formato: 16 x 21,5 cm
Preço: R$ 51,00
Indicação leitora: 8º ano (a partir de 14 anos)
ISBN: 978-85-10-05473-7

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom