Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 10 Narrativa visual auxilia crianças a lidar com a perda

Clientes

Narrativa visual auxilia crianças a lidar com a perda

Oct 22, 2014

Amamos nossos pais, nossos amigos, nossos animais de estimação, alguns objetos e diversas outras coisas que, na maioria das vezes, estão ao nosso redor. No entanto, algumas delas podem desaparecer quando menos esperamos. É sobre isso que trata o livro infantil ‘Amor que vai, amor que vem’, de Regina Rennó, lançamento da Editora do Brasil. Por meio exclusivamente de ilustrações, sem qualquer texto, a obra constrói uma narrativa visual delicada que ensina aos pequenos leitores como podemos lidar com a perda daquilo que nos é importante, narrando a história de uma garotinha que perde seu grande amigo.

A menina leva seu cãozinho para passear, limpa toda sujeira que ele faz no caminho, recebe sua ajuda para colorir desenhos, dorme ao seu lado e até toma banho com ele. Todos os dias, o fiel companheiro a espera chegar da escola e faz festa para recepcioná-la. Até que um dia, ao chegar da aula, ela não o encontra e começa a chorar desesperadamente. O amiguinho, ao ver que o portão estava aberto, fugiu bem no momento em que o ônibus escolar deixou sua casa seguindo em direção à escola.

Perdido entre a multidão de pessoas que circulavam na rua, ele não encontra o caminho de volta. Cansada de esperar, a garotinha sai com sua mãe para espalhar cartazes pela cidade, mas sem sucesso. Parece que a espera não chega ao fim. Entretanto, com o tempo, outro amor preenche seu coração de alegria, deixando apenas a saudade daquele que se foi. 

Segundo a autora, a criação do roteiro exigiu muito cuidado e carinho, pois trata de um assunto que faz parte da vida das crianças e de gente grande. “Eu mesma já perdi um cachorro muito amado, que se chamava Chico. Lembrei-me dele ao fazer esse livro, e desejo muito que ele esteja forte e feliz onde estiver, porque eu também sou feliz, principalmente porque uma das coisas que mais amo na vida é fazer livros para crianças”, conta.

 Amor que vai, amor que vem integra a Coleção Livro Animado, que conta com livros de imagens trabalhados de forma totalmente lúdica, possibilitando ao pequeno leitor a compreensão de todas as histórias mesmo sem a presença do texto verbal. Por meio da sequência de imagens, a criança acompanha o desenrolar das narrativas – sempre com assuntos diversos. Já foram publicados Vida dura de borracha, Amor doce amor, Dona Felicidade e Meu amigo raio.

Regina RennóSobre a autora – Regina Rennó Nasceu em Itajubá e atualmente vive em Belo Horizonte. Também é artista plástica e ilustradora de livros infantis e juvenis, já publicou vários títulos e participou de feiras de livro e mostras de ilustração e artes visuais no Brasil e no exterior. Para ela, os livros de imagem permitem que o leitor percorra o livro com os próprios olhos e a alma. “Não há o que dizer ou passar, passa por nós o que vem do outro, esse é o tesouro magnífico que um livro de imagem guarda em suas páginas”, relata.

Título: Amor que vai, amor que vem
Autora: Regina Rennó
Ilustrações: da autora
Número de páginas: 32
Formato: 20 x 20 cm
Preço: R$ 29,40
ISBN: 978-85-10-05454-6
Indicação leitora: 1º ano

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom