Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 11 Cultura africana ganha destaque em livro infantil ilustrado

Clientes

Cultura africana ganha destaque em livro infantil ilustrado

Nov 04, 2014

Por meio de histórias podemos nos transportar para vários lugares, tempos, culturas e ainda conhecer nosso passado. Ouvi-las e contá-las é sempre muito bom, ainda mais quando saem de um baú recheado delas. Em ‘Formas e Cores da África’, lançamento da Editora do Brasil, um avô apresenta a seu neto elementos da cultura africana falando sobre arte e mostrando a ele belas máscaras, esculturas e instrumentos musicais. Os pequenos leitores vão embarcar numa deliciosa viagem com escritoras Mércia Maria Leitão e Neide Duarte pela diversidade e riqueza da África em um texto envolvente permeado por coloridas e detalhadas ilustrações de Simone Matias.

Dividido em duas partes, a primeira traz cinco narrativas que se interligam. Em “Os segredos do baú”, o garoto vai descobrir o significado do banco na cultura africana, bem como das máscaras para curar doenças, espantar maus espíritos, celebrar os nascimentos, festejar os casamentos, fortalecer o cultivo da terra, agradecer as colheitas e respeitar a morte. Já em “Os barulhos do baú”, vai conhecer os animais das savanas africanas, como o leão, o elefante, o macaco, a girafa, a zebra, o leopardo, a gazela, o hipopótamo, e tantos outros. Já em “As memórias do baú”, vai reencontrar fotos de seus antepassados, com suas roupas e adornos típicos. E “Lá no fundo do baú”, vai apreciar os diferentes instrumentos musicais, cantigas e danças. E por fim, em “Os tesouros do baú”, o menino já adulto resgata toda a influência que a cultura africana teve no Brasil, inclusive no idioma.

A segunda parte apresenta as características geofísicas do continente africano, bem como as “africanidades” mostradas nas historinhas contadas pelo menino, encerrando com um glossário. “A história, a tradição e a identidade estão sempre presentes nos objetos culturais africanos e são considerados arte por apresentarem valores universais, comunicando ideias, conceitos e símbolos culturais”, explicam as autoras. “Ao apresentar um pouco da arte e das tradições africanas, esperamos que este livro seja um estímulo para a valorização dessa e de outras culturas”, completam.

Sobre as autoras– Mércia Maria Leitão e Neide Duarte são professoras de Desenho e Artes Plásticas, licenciadas pela UFRJ, e autoras de livros de literatura para crianças e jovens.

Sobre a ilustradora – Simone Matias, ministra aulas de desenho artístico, pintura e ilustração na Escola Oficina, Santos – SP. Formada em desenho e modelo vivo na New School University - NY (EUA), Pintura na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. Também tem formação em História da Arte e Apreciação Estética na Pinacoteca de Santos- SP e História da Arte dos séculos XIX/XX na Summit Area Community School, NJ (EUA).

Título: Formas e Cores da África
Autoras: Mércia Maria Leitão e Neide Duarte
Ilustrações: Simone Matias 
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 36,20
ISBN: 978-85-10-05524-6
Número de páginas: 48
Indicação leitora: 4º ano (a partir de 9 anos)

 Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom