Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 11 Fábula indígena ganha divertida versão infantil

Clientes

Fábula indígena ganha divertida versão infantil

Nov 06, 2014

As fábulas indígenas são importantes joias da literatura oral brasileira e transmitem a seus leitores inúmeros aprendizados. ‘O Cágado e a Fruta’, lançamento da Editora do Brasil, recontada e ilustrada por Rosinha, mostra a esperteza e sagacidade de um cágado para conseguir uma fruta desejada por todos. Uma deliciosa história de nosso folclore.

Há na floresta uma fruta muito saborosa que todos os bichos querem comer. Mas era uma fruta proibida para quem não soubesse seu nome. Os bichos, alvoroçados, tentam em vão descobrir seu nome. A feiticeira, a única que sabe, só atrapalha, pois faz a todos esquecerem seu complicado nome.

O cágado, carregando o seu violão, decide visitar a feiticeira. Muito esperto, acredita ter uma forma de não esquecer a preciosa informação. Mas algumas surpresas aguardam o animal, que poderão atrapalhar sua empreitada.

As fábulas são narrativas, em prosa ou em verso, em que os personagens são animais, forças da natureza ou objetos. De conteúdo didático e moralizante, ela faz uma crítica lúcida e satírica à sociedade. Cada animal simboliza um aspecto humano. Por exemplo, o jabuti, assim como o cágado, tem papel fundamental no fabulário indígena da América do Sul, no qual ele é apresentado como a personificação da astúcia aliada à paciência.

A história foi recontada livremente por Rosinha com base em uma fábula registrada por Sílvio Romero no livro Folclore brasileiro – Contos populares do Brasil. Para ilustrar, a autroa usou nanquim, fotografia de tecido e efeitos gráficos, gerando imagens fortes, coloridas e muito alegres. Um suplemento de atividades acompanha a obra com reflexões sobre animais, desmatamento e com a aprendizagem de palavras do tupi, além de exercícios de interpretação e de produção escrita.

O livro integra a Coleção Akpalô – Cultura Popular, que traz o que há de mais autêntico em nossa cultura, resgatando a tradição oral, como advinhas, trava-línguas, parlendas, cantigas e muito mais. Com textos bem elaborados e belas ilustrações de Rosinha, são um convite para o leitor descobrir o incrível e tradicional universo do folclore brasileiro. A coleção já conta com os títulos: Seu Rei Boca de Forno, ABC do trava-língua, As cantigas de Lia e Advinha só!

Sobre a autora/ilustradora – Rosinha nasceu em Recife e mora em Olinda. Formada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1994 trocou os projetos de casas e prédios por projetos de livros e lançou Som Coração. A partir de então, ilustrou texto de vários autores e, em 2007, com Esmeralda, primeiro texto de sua autoria, passou também a escrever para crianças e jovens. Recebeu vários prêmios, entre eles os da FNLIJ, Jabuti e Açorianos.

Título: O Cágado e a Fruta
Autora/ilustradora: Rosinha
Número de páginas: 32
Formato: 21,5 x 25 cm
Preço: R$ 30,90
ISBN: 978-85-10-05458-4
Indicação leitora: 2º ano (a partir de 7 anos)

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom