Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2014 12 Programa governamental de alfabetização seleciona obras da Editora do Brasil

Clientes

Programa governamental de alfabetização seleciona obras da Editora do Brasil

Dec 15, 2014

Os livros "Cada Casa Casa Com Cada Um", de Ellen Pestili, e "ABC do Trava-língua", de Rosinha, foram selecionados para o PNLD 2014, voltado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O objetivo do Programa é alfabetizar, em Português e Matemática, todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental, em escolas rurais e urbanas. Para tanto, as ações do Pacto estão compreendidas em três eixos: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais; avaliação, gestão, controle e mobilização social.

Segundo o edital do PNAIC, a alfabetização e o letramento devem se desenvolver simultaneamente nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Para isso, busca propiciar às crianças a aprendizagem do sistema alfabético e a compreensão dos usos pessoais e sociais da escrita, com o uso da leitura literária. “É oportuno destacar que as crianças frequentemente chegam à escola pública com pouco contato com a literatura infantil que lhes é destinada, pois as condições socioculturais em que vivem em geral lhes proporcionam poucas experiências com a leitura literária”, explica o texto do edital. De acordo com o observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), apenas 44,5% das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental possuem a aprendizagem adequada em leitura, e 30,1% quanto à escrita. 

Há mais de 70 anos no mercado, a Editora do Brasil tem um compromisso com a educação brasileira, sendo parceira dos educadores na missão não apenas de erradicar o analfabetismo no país, mas também contribuir legitimamente para a melhoria dos níveis de desempenho dos alunos da Rede Pública de Ensino. Para isso, a editora oferece materiais didáticos especialmente concebidos para despertar o interesse pela literatura, com temas importantes para a formação intelectual de nossas crianças, contribuindo para seu amadurecimento social e emocional, convidando-as a explorar esse encantador e rico universo da literatura.

Cada Casa Casa Com Cada Um

Em Cada Casa Casa Com Cada Um, a autora brinda o leitor com ilustrações em cores suaves e alegres, textos curtos e simples, e temas próximos ao universo Infantil para mostrar que cada um tem sua moradia, seja ela grande, pequena, de madeira, perto da árvore ou na lagoa. O que importa é que todos se sintam bem onde vivem. O livro faz parte da coleção Letra e Cor, finalista do Prêmio Jabuti em 2014 na categoria Didático e Paradidáticos. A coleção foi especialmente pensada para os pequenos leitores, que estão em fase inicial de aprendizagem da palavra escrita, justificando sua seleção para o PNAIC.

ABC do Trava-línguaO edital do pacto destaca que, com o texto literário, a atenção da criança se volta para o plano sonoro da língua, o que contribui para a compreensão da escrita como representação da oralidade. Uma das maneiras de se fazer isso é por meio dos trava-línguas. Encontrados em várias culturas, eles brincam com os sons e, quanto mais travam a língua, melhor. Exemplo bem concreto está em ABC do Trava-língua, que traz desafios como: “Luísa lustrava o lustre listrado” e “alguém trazia três pratos de trigo para três tigres tristes”. Não tem quem não se enrole falando frases assim, e daí vem a diversão. O livro de Rosinha é recheado de trava-línguas bem especiais, um para cada uma das letras do alfabeto.

 

 Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom