Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2015 05 Programa EducaBrasil propõe parceria com escolas públicas para melhorar a educação no país

Clientes

Programa EducaBrasil propõe parceria com escolas públicas para melhorar a educação no país

May 14, 2015

Evento em São Paulo marca estreia de encontros que acontecem nesta e na próxima semana em outras 17 cidades em todas as regiões do país.

A Editora do Brasil reuniu secretários de educação, diretores regionais, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e docentes de escolas públicas na manhã de terça-feira, dia 12 de maio, em São Paulo. O encontro marca o lançamento nacional da consultoria educacional EducaBrasil. Com o propósito de estabelecer parceria com escolas, secretarias da educação e órgãos relacionados, a nova consultoria busca soluções práticas para enfrentar os desafios da educação pública no país. A ocasião abriu uma série de eventos que ocorrem em 18 cidades, de dez estados do Brasil até o dia 21 de maio.

Para o diretor geral da Editora do Brasil, Vicente Avanso, “é possível fazer uma educação de qualidade no Brasil e estamos assumindo nosso papel colaborativo nesse processo”. 

Para colocar em prática as ações programadas, é preciso analisar cada realidade em particular para, a partir daí, traçar a melhor estratégia a seguir. “Não existe uma solução pronta. O EducaBrasil propõe uma ação integrada e contínua que necessita da colaboração de todos os envolvidos no processo: docentes e gestores nos vários níveis da Educação Pública”, explica o coordenador do projeto, Clécio Oliveira. 

Clécio Oliveira_destaque

A partir de uma visão realista sobre a situação atual, o EducaBrasil tem como princípio norteador estimular o empoderamento dos docentes, resgatando sua autoestima. “Se o professor não estiver seguro de si, será muito mais difícil e exaustivo estimular todos os alunos para o aprendizado”, completa o coordenador. “A partir daí, o EducaBrasil inclui programas de formação continuada, projetos para soluções de problemas do cotidiano, estruturação da gestão escolar, revisão de projetos pedagógicos, análise e melhoria de índices que avaliam o desempenho das escolas e motivação dos docentes”, detalha o coordenador. 

Segundo a gerente executiva da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Beatriz Grellet, a iniciativa da Editora do Brasil é de extrema importância para a melhoria da educação, pois “trata-se de um serviço novo, que oferece recursos desenvolvidos sob medida, executados em conjunto, e que podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada escola”. 

O EducaBrasil está estruturado em cinco frentes que atuação, cada uma com o apoio de especialistas que já desenvolvem práticas consagradas no campo da educação. Na área de Avaliações Externas e Avaliações Internas, conta com os membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Gepave) da USP, Ocimar Munhoz Alavarse e Érica Catalani. Na de Educação Inclusiva, com a socióloga e consultora Marta Gil, a psicóloga e assessoria especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Liliane Garcez, e a pedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Rita Santanna.

No tópico Gestão Inovadora, a coordenação está a cargo da doutora em Educação e diretora técnica do Instituto Crescer, Lucianna Allan. Em Neurociência aplicada à Educação, conta com a neurocientista, antropóloga e psicóloga Elvira Souza Lima. E, no campo da Criatividade, Motivação e Práticas Pedagógicas, a supervisão é de Elaine Leick, especialista em alfabetização e mentora do projeto na Editora do Brasil. 

O EducaBrasil utiliza ferramentas práticas como encontros presenciais, formação a distância, divulgação de textos e vídeos e produção de discussões e pesquisas.  Clique aqui e acesse o site oficial do projeto para saber mais informações sobre suas frentes de trabalho.

Público

Professora de escola pública há 25 anos, Teresa de Paula acredita que o EducaBrasil pode ajudar os docentes a enfrentar situações do dia a dia: “Nas diversas escolas em que trabalhei, vi muitos professores com dificuldades em lidar com a indisciplina em sala de aula ou não sabiam como acolher uma criança com Síndrome de Down”, explica. “Se esses profissionais pudessem contar com a orientação que o programa oferece, essas questões já seriam resolvidas.” 
 

Já para a coordenadora do ensino público, Márcia Carvalho, o EducaBrasil também é uma boa oportunidade para os gestores e líderes que atuam na educação se atualizarem sobre as melhores práticas e as decisões mais adequadas para implantar em suas escolas.   

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever no portal exclusivo: www.educa-brasil.com, ou então, se informar por meio de um canal do atendimento dedicado: 0800 770 1055, com ligações gratuitas de todo o país.

 
Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom