Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2015 06 Gestor escolar precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico, afirma especialista

Clientes

Gestor escolar precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico, afirma especialista

Jun 18, 2015

Doutora em Educação e diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan é colaboradora da consultoria educacional EducaBrasil, atuando na frente “Gestão Inovadora” do programa inaugural voltado à rede pública de ensino.

Os gestores de escolas públicas têm de lidar diariamente com diversos desafios, de caráter pedagógico, administrativo, financeiro, entre outros. Para poder enfrentar todas essas questões e ainda colocar em prática uma gestão que inclua conceitos modernos de liderança, o profissional precisa estar preparado com as ferramentas adequadas. 

Para auxiliar neste e em outros temas, a Editora do Brasil desenvolveu o EducaBrasil, uma consultoria educacional concebida especificamente para os desafios da educação pública no país. “Gestão Inovadora” é uma das frentes do projeto, coordenada pela doutora em Educação e diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan. Para conhecer mais sobre as outras áreas, acesse o site oficial. 

“Com a adoção de uma gestão inovadora, a escola torna-se um espaço criativo, onde as estratégicas corretas resultam na melhoria da qualidade de ensino”, explica Luciana. Mas para isso acontecer, a especialista afirma que os líderes precisam integrar as suas competências básicas de gestão às demandas de um mundo voltado à tecnologia. 

De acordo com Luciana Allan, a adequação à tecnologia também pode ser feita na realidade das escolas públicas que possuem poucos recursos. “Os líderes precisam ter criatividade e jogo de cintura para conseguir tirar proveito de seus equipamentos. Se a escola tiver um computador com acesso à internet, o gestor já pode desenvolver muitas atividades pedagógicas e melhorar diversos aspectos de sua gestão, como realizar planilhas de controle e planejamento para organizar-se melhor.” 

Logo EducaBrasilPara ajudar os gestores a melhorarem o desempenho de suas funções no âmbito da gestão, o EducaBrasil irá tratar alguns dos aspectos cruciais relativos ao tema. A primeira delas prepara os líderes para enfrentar os desafios da sociedade tecnológica; a segunda mostra como inserir a inovação na escola; e a terceira oferece orientação para que seja criado um planejamento estratégico efetivo. A ação dá suporte aos líderes durante todo o processo e está estruturada por meio de encontros presenciais, reuniões on-line, envio de materiais como textos e vídeos. 

O planejamento estratégico eficaz ajuda a escola a direcionar o seu trabalho para o melhor caminho, além de contribuir no processo de avaliação de seus pontos positivos e os desafios internos e externos que possui. Luciana aponta que um problema bastante comum observado em seu trabalho com gestores e docentes é que muitas vezes os profissionais que desempenham o papel de liderança não foram capacitados a lidarem com a gestão educacional, não compreendem os aspectos pedagógicos e as particularidades de uma escola. Isso porque não tiveram formação adequada ou foram indicadas aos cargos sem possuírem experiência anterior. 

A solução para essa questão, segundo Luciana, seria investir na formação continuada e olhar a escola com um novo olhar. “Temos que entender que o aprendizado é integrado e abrir as portas da instituição para que todos os seus agentes (pais, professores, alunos, funcionários e coordenadores) possam participar do processo de construção de novas perspectivas. Somente dessa forma, será possível construir uma gestão inovadora, criativa e integrada com as necessidades da escola.” 

Sobre a especialista – Luciana Allan é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, redatora dos PCN em Ação e PCN + Conceitos Estruturantes para o MEC; idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras Apoiadas pelas Tecnologias Digitais; autora do Guia Crescer em Rede, financiado pela Fundação Odebrecht e do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Diretora técnica do Instituto Crescer, onde há mais de 10 anos coordena projetos na área de educação, muitos deles voltados a formação de professores para adoção de tecnologias digitais nas estratégias de ensino e aprendizagem. Articulista da revista Profissão Mestre, blog da revista Exame e do Portal Educar para Crescer.

Mais informações sobre a consultoria educacional EducaBrasil estão disponíveis no site:
www.educa-brasil.com

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom