Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2014 08 Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre campanhas presidenciais na América Latina

Clientes

Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre campanhas presidenciais na América Latina

Aug 06, 2014

Evento gratuito marca lançamento do livro “Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina”, da jornalista e doutora em Politica Katia Saisi, e acontece no dia 25 de agosto, às 19h, no Instituto do Legislativo Paulista, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

As campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez como presidentes do Brasil, do Chile e da Venezuela são o foco da análise da pesquisadora Katia Saisi, no livro Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latinalançamento da Editora Medianiz, que esmiúça a relação entre mídia e política nesses países. 

Para tanto, Katia Saisi acompanha a propaganda televisiva dos candidatos, bem como a cobertura diária dos principais jornais desses países: Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, no Brasil, El Mercurio, no Chile, e El Universal, na Venezuela. 

Mas antes de mergulhar no universo de cada país, a autora traça um panorama da democracia na América Latina, a partir da descrição dos processos históricos, políticos e eleitorais dos 20 países que integram a região. O sistema legislativo e o financiamento de partidos e campanhas eleitorais também são analisados comparativamente. 

O estudo identifica os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística sobre eles, relacionando as estratégias discursivas com os mitos políticos clássicos, mostrando que em cada país há a prevalência de um modelo, ainda que o personalismo seja uma tendência geral. 

Revela, ainda, a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade. 

Katia SaisiSobre a autora - Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Katia Saisi é especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2001), onde também defendeu o Mestrado em Comunicação e Mercado (2003), cuja dissertação foi premiada pela Intercom (Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) em 2004 na categoria Publicidade, Propaganda e Marketing. É doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (2011), área de concentração em Política, com tese que inspirou este livro. É docente em cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu e Instituto do Legislativo Paulista, entre outras. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da PUC-SP. Possui mais de 25 anos de experiência em assessoria de imprensa de empresas públicas e privadas, bem como de candidatos e políticos no exercício do mandato. É diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada.

TítuloCampanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela
Autora: Katia Saisi
Número de páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
Editora: Medianiz
ISBN: 978-85-64713-09-3

Palestra e lançamento do livro
Data: 25 de agosto de 2014 (segunda-feira), às 19h
Local: Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa de São Paulo
Av. Mario Kozel Filho, s/n - Ibirapuera - São Paulo (SP)

Mapa ILP

Mais informações estão disponíveis no site do ILP

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora Medianiz:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elziandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom