Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2014 09 Cientistas políticas debatem campanhas presidenciais no Cedem/Unesp

Clientes

Cientistas políticas debatem campanhas presidenciais no Cedem/Unesp

Sep 22, 2014

O livro "Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela", de Katia Saisi (Porto Alegre: Editora Medianiz, 2014), é o tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 30 de setembro de 2014, às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.

Observando as campanhas presidenciais em toda a América Latina, percebe-se uma consolidação do personalismo. Mas há também diferentes estratégias que flertam com os mitos políticos clássicos, não apenas no discurso dos candidatos como na cobertura jornalística, tal como se observa em Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina, da jornalista e doutora em Ciência Política, Katia Saisi, lançamento da Editora Medianiz.

Antes de se aprofundar detalhadamente nos casos do Brasil, Chile e Venezuela, Saisi traça um panorama da democracia em todos os 20 países da América Latina. Trata-se de um sobrevoo panorâmico por processos históricos, políticos e eleitorais que se volta ainda mais generosamente quando os tópicos são os sistemas legislativos e as formas de financiamento de partidos e campanhas.

Foco que se torna ainda mais intenso nas análises das campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez. Esmiuçando a relação entre mídia e política, Katia Saisi acompanha a propaganda televisiva dos candidatos e a cobertura diária dos principais jornais desses países.

Além de identificar os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística, mostra como se deu a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade.

Palestrantes

Katia Saisi -  jornalista pela PUC-SP, especialista em Comunicação e Marketing, mestrado em Comunicação e Mercado - ambos pela Faculdade Cásper Líbero e doutorado em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada e professora convidada da ECA-USP, Instituto do Legislativo Paulista e Universidade São Judas Tadeu.

Genira Chagas – jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Política pela PUC-SP. Sua área de pesquisa está relacionada às telecomunicações, com foco em radiodifusão. Coordena a área de comunicação do IPPRI/Unesp (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais).

Vera Lucia Michalany Chaia - concluiu o doutorado em Ciência Politica pela Universidade de São Paulo em 1991 e a livre-docência em 2000 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora-associada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, Comportamento Político e Política Brasileira. É coordenadora e pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e do CNPq.

Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos,  e-mail: [email protected] 
Certificado de participação

Data, horário e local: 30/09/14 às 18h30 no Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar  (metrô Sé) - (11) 3116-1701

Mais informações estão disponíveis em: www.cedem.unesp.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora Medianiz:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elziandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom