Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 07

07

by Katia Saisi last modified May 22, 2012 02:51 PM
Engenheiros e pesquisadores sintetizam manual sobre as melhores práticas para projetos de edifícios de alvenaria

Engenheiros e pesquisadores sintetizam manual sobre as melhores práticas para projetos de edifícios de alvenaria

by Katia Saisi — Jun 20, 2012 07:45 PM

A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) disponibiliza ao meio técnico um manual de melhores práticas para projeto de edifícios de alvenaria. Com organização do professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da UFSCar, Guilherme Aris Parsekian, 'Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto', lançado pela EdUFSCar, inclui ainda indicação de parâmetros a serem adotados e detalhes típicos.

Read More…

Educadoras analisam experiências de comunidades de aprendizagem  no Brasil e na Espanha

Educadoras analisam experiências de comunidades de aprendizagem no Brasil e na Espanha

by Katia Saisi — Jun 20, 2012 11:36 AM

Vem crescendo mundialmente a noção de que a escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e inspire respeito. Em 'Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível', lançamento da EdUFSCar, as educadoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa apresentam os resultados de suas pesquisas em comunidades de aprendizagem da Espanha e do Brasil, com indicação dos elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação da escola em sentido mais democrático e dialógico, que garanta a aprendizagem para todos os estudantes.

Read More…

Vídeo com especialista mostra como criar novos negócios

Vídeo com especialista mostra como criar novos negócios

by Katia Saisi — Jul 26, 2012 10:46 AM

“Apesar do que muitos imaginam, ser empreendedor não é a mesma coisa do que ser empresário”, explica o especialista e professor de empreendedorismo, Roberto Ferrari, professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua experiência como docente e pesquisador na área pode agora ser compartilhada por qualquer pessoa que deseje abrir um negócio próprio, mas que enfrenta dúvidas e temores comuns nessa ocasião. A Secretaria de Educação Continuada da UFSCar e a editora da universidade (EdUFSCar) lançam o DVD 'Bate-papo sobre empreendedorismo: uma conversa franca sobre a criação de novos empreendimentos', que funciona como um manual básico de orientação.

Read More…

EdUFSCar marca presença na 22º Bienal de São Paulo com 14 títulos acadêmicos

EdUFSCar marca presença na 22º Bienal de São Paulo com 14 títulos acadêmicos

by Katia Saisi — Jul 26, 2012 12:49 PM

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) apresenta um total de 14 títulos acadêmicos, sendo nove na área de exatas e cinco na área de humanidades, ao público da 22º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dia 9 e 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. As obras da EdUFSCar podem ser conferidas no estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), localizado na rua F, número 40.

Read More…

Dia do Agricultor reacende questões sobre o setor no Brasil

Dia do Agricultor reacende questões sobre o setor no Brasil

by Katia Saisi — Jul 24, 2012 06:09 PM

Ainda que a agricultura seja uma das principais bases econômicas do Brasil, muitos problemas e desafios persistem. A vocação agrícola faz parte da história do país desde o tempo da colonização e das monoculturas até o desenvolvimento nacional, as lutas pela reforma agrária e a busca da sustentabilidade. Já a figura do agricultor passou por variações até alcançar o status de profissão. Celebrado no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor foi instituído a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Contando com diversos títulos que tratam das implicações dessa ocupação, a EdUFSCar destaca cinco obras que contribuem para os debates sobre desenvolvimento agrícola e seu profissional.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom