Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 08 Especialistas compartilham experiência internacional sobre alvenaria estrutural

Clientes

Especialistas compartilham experiência internacional sobre alvenaria estrutural

Aug 08, 2012

Elaborado por três especialistas de renome internacional, o livro 'Comportamento e dimensionamento de alvenaria estrutural', lançamento da EdUFSCar, configura-se como referência técnica aos profissionais da indústria de alvenaria.

Além disso, é importante fonte de consulta para estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia, pois proporciona uma explanação detalhada sobre os conceitos de alvenaria, que vão desde seu desenvolvimento histórico até as melhores técnicas para a utilização otimizada de seus elementos.

A obra contém informações substanciais sobre a concepção e comportamento de elementos e estruturas em alvenaria e critérios de dimensionamento, contemplando itens como antigas construções em alvenaria; moderno uso da alvenaria; concepção e projeto de edifícios; características dos materiais da alvenaria; comportamento de elementos em alvenaria; vigas em alvenaria; painéis sob ação lateral; paredes submetidas à compressão; pilares; paredes de contraventamento; interação com outros elementos estruturais, como alvenaria de preenchimento em pórticos e efeito arco.

Os autores também destacam as significantes melhorias dos materiais, o avanço da produção de blocos e todos os outros elementos imprescindíveis da alvenaria. Métodos de cálculo e técnicas construtivas para uma melhor eficiência dos profissionais em todas as áreas da construção civil também são temas apresentados nos textos. Ao final de cada capítulo a obra conta ainda com exercícios específicos para uma maior fixação sobre o conteúdo apresentado.       

Sobre os autoresGuilherme A. Parsekian é engenheiro civil formado pela UFSCar, mestre em estruturas (distinção) pela EESC-USP e doutorado em construção civil pela EP-USP, com pós-doutorado pela University of Calgary. Atualmente é professor e coordenador do Laboratório de Sistemas Estruturais da UFSCar, onde.também é professor de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil.

Robert G. Drysdale, professor emérito da McMaster University, com mestrado pela Manitoba University e doutorado pela Toronto University, é um dos maiores especialistas em alvenaria no Canadá, com reconhecimento internacional. É, ainda, detentor de premiações da várias universidades, associações e organizações técnicas.

Ahmad A. Hamid é engenheiro e mestre em estruturas pela Ain-Shams University, com doutorado pela McMaster University. Professor e diretor do Laboratório e Pesquisa e Ensaios em Alvenaria do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Drexel University, Filadélfia, onde também é coordenador do programa de Pós-Graduação de Engenharia e Arquitetura. É membro honorário da The Mansory Society.

Título: Comportamento e dimensionamento de alvenaria estrutural
Autores: Guilherme A. Parsekian, Ahmad A. Hamid, Robert G. Drysdale
Número de páginas: 625
Formato: 18 x 26 cm
Preço: R$ 120,00
ISBN: 978-85-7600-276-5

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

 

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom