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Dia da Escola: educadores analisam a instituição

Mar 13, 2013

Após a família, a escola é a principal instituição na formação humana. É fonte de conhecimento e educação, tanto formal como informal. É neste ambiente que se aprende a interagir com as pessoas e a respeitar o próximo, bem como a desenvolver as próprias aptidões. Por sua importância social, o dia 15 de março foi instituído como o Dia da Escola. Vários títulos da EdUFSCar analisam especificamente a instituição, a partir de pesquisas realizadas por educadores. A passagem da data comemorativa configura-se, portanto, como um momento oportuno para revisitar esses saberes.

Vem crescendo mundialmente a noção de que a escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e inspire respeito. Em Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível (176 páginas, R$ 28,00), as educadoras Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa apresentam os resultados de suas pesquisas em comunidades de aprendizagem da Espanha e do Brasil, com indicação dos elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação da escola em sentido mais democrático e dialógico, que garanta a aprendizagem para todos os estudantes. Comunidades de aprendizagem é um modelo educativo comunitário, a partir do qual se compreende a escola como instituição central da sociedade.

Escola e aprendizagem da docênciaEm Escola e aprendizagem da docência – processos de investigação e formação (203 páginas, R$ 35,00), um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal de São Carlos apresenta uma análise das questões teórico-pedagógicas que permeiam tanto os processos de formação inicial e continuada dos professores quanto a investigação de tais processos. Também é descrita uma estratégia que considera a parceria universidade-escola, a escola de ensino fundamental e a pesquisa colaborativa como instâncias formadoras da docência. A obra é resultado do trabalho coletivo de Maria da Graça Nicoleti Mizukami, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Cláudia R. Reyes, Elizabeth M. Martucci, Emilia F. de Lima, Regina M. S. P. Tancredi e Roseli R. de Mello, e integra a série "Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência", que discute os diferentes contextos, níveis e formas em que se desenvolve a docência e apresenta desafios, dilemas e problemática. 
A escola humanista

Já em A escola humanista (128 páginas, R$ 10,00), o ensaísta e poeta Noel Nascimento trafega pela estética enquanto prega a abolição da pena para que a redenção do criminoso seja alcançada por sua própria consciência. Restabelecendo os fundamentos da Escola Humanista, Nascimento nos fala sobre justiça, crime e transformação do sistema penal. Noel Nascimento é autor de Arcabuzes, romance que venceu vários prêmios, entre os quais o prestigioso Prêmio Paraná, e foi publicado pela EdUFSCar/Mercado Aberto.Escola, socialização e cidadania



Ademil Lopes assina Escola, socialização e cidadania: um estudo da criança negra numa escola pública de São Carlos (145 páginas, R$ 20,00), que propõe uma reestruturação curricular do ensino fundamental ao superior como forma de resistência ao preconceito racial. O livro foi lançado por ocasião da passagem de 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares.

 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
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