Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 09 Estudo inédito analisa as pequenas frases na imprensa cotidiana brasileira

Clientes

Estudo inédito analisa as pequenas frases na imprensa cotidiana brasileira

Sep 18, 2013

Discussão inédita em língua portuguesa, ‘Enunciação Aforizante’, do linguista Roberto Leiser Baronas, lançamento da EdUSFCar, apresenta um estudo discursivo sobre a produção, a circulação e a transformação de pequenas frases na imprensa cotidiana brasileira. Organizado em cinco capítulos, o fio condutor teórico-metodológico deste trabalho são as reflexões do linguista e pesquisador na área de análise do discurso, Dominique Maingueneau.

O desenvolvimento recente de uma configuração midiática totalmente singular, que coloca em diálogo, num ritmo alucinante, os mais diversos suportes midiáticos ̶ jornal impresso, jornal online, rádio, televisão, internet, telefonia móvel, entre outros ̶ permitiu elevar a um nível nunca antes visto em nossa sociedade o destacamento e a colocação em narrativa de pequenos enunciados. Para efeito da análise, foram eleitas algumas das frases que tiveram nos últimos anos uma ampla circulação nos mais diversos suportes midiáticos impressos brasileiros.

Além de mostrar como determinadas frases são submetidas pela mídia ao regime de aforização, o autor buscou, por um lado, evidenciar que esse processo transforma esses enunciados em performativos políticos que fornecem aos leitores percursos deônticos de interpretação e, por outro, mostrar que algumas frases por conta da sua intensa e perene circulação podem ser compreendidas como metaforizações.

Enunciação Aforizante é uma obra de grande interesse para pesquisadores, na medida em que abre possibilidades sobre a análise do verbal e do verbo-visual, deixando um espaço para o diálogo com os interlocutores e principalmente para a polêmica em torno da teoria e dos objetos da análise do discurso.

Sobre o autor – Roberto Leiser Baronas é formado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso (1994), com doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Fez doutorado sanduíche na Université de Paris XII, no Centro de Estudos do Discurso, da Imagem, do Texto e da Comunicação Política (2003). Realizou estágio de pós-doutoramento no Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória no Programa de Estudos Pós-Graduado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP.

Título: Enunciação Aforizante – um estudo discursivo sobre pequenas frases na imprensa cotidiana brasileira
Autor: Roberto Leiser Baronas
Número de páginas: 146                                                              
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-327-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom