Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2013 11 Livro de Química da EdUFSCar é referência no Enem 2013

Clientes

Livro de Química da EdUFSCar é referência no Enem 2013

Nov 19, 2013

A questão 54, da prova Amarela do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada no sábado, 26 de outubro deste ano, tomou como referência trecho do livro 'Química Verde: fundamentos e aplicações' (172 páginas, R$ 34), organizado por Arlene G. Corrêa e Vânia G. Zuin e publicado pela EdUFSCar.

Lançada em 2009 e vencedora do Prêmio Jabuti em 2019, a obra faz parte da Série de Textos das Escolas de Verão em Química (EVQ) e tem como público-alvo estudantes e profissionais de Química, Engenharia Química e de Materiais. 

Além de descrever os conceitos desta área em uma linguagem simples, focando alguns dos seus princípios básicos, como catálise, solventes, minimização de resíduos, o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes, o livro conta com inúmeros exemplos de sua aplicação na indústria e traz relatos sobre as experiências dos próprios autores e outros pesquisadores acadêmicos na área.

A partir da definição de Química Verde como "a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente", a questão da prova do Enem perguntava qual fonte de energia demandava o desenvolvimento de métodos,para eliminar ou reduzir a poluição do ar. Dentre as alternativas elencadas, a resposta correta era “termoelétricas”, uma vez que usam combustíveis fósseis gerando gases que poluem e causam mal à saúde. As hidroelétricas geram gases que não são prejudiciais à saúde e as demais fontes, como usinas geotérmicas, fontes de energia solar e fontes de energia eólica, não causam impacto ambiental.

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom