Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 01

01

by Katia Saisi last modified Jan 06, 2014 08:04 AM
Novo romance de Lincoln Amaral traz embate entre natureza e progresso

Novo romance de Lincoln Amaral traz embate entre natureza e progresso

by Katia Saisi — Jan 06, 2014 09:35 AM

O biólogo e professor Lincoln Amaral tem se dedicado nos últimos anos à produção literária, em que mescla seus conhecimentos científicos à arte de (re)criar e narrar fatos. Se em "Mímica no aquário predileto", sua aventura inicial, publicada pela EdUFSCar em 2011, ele adentrava no universo universitário e mesclava-o à memória da juventude, agora, neste novo romance, ele se lança à ficção de maneira mais plena. Em "Trilogia amazônica: Hipócrates, o xamã e o escriba", também sob o selo da EdUFSCar, o autor cruza e tensiona tempos, lugares, vozes e ideologias.

Read More…

Psicólogos analisam questões teóricas e clínicas  das psicoterapias de orientação psicanalítica

Psicólogos analisam questões teóricas e clínicas das psicoterapias de orientação psicanalítica

by Katia Saisi — Jan 13, 2014 03:52 PM

As psicoterapias podem ser definidas como “modalidades assistenciais voltadas à abordagem de questões de natureza emocional pelas quais um profissional de nível superior – psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros – utiliza métodos e técnicas fundamentados em teorias científicas para o benefício de indivíduos que buscam auxílio”. O livro "Psicoterapias de orientação psicanalítica: elementos centrais e aplicações diferenciadas", organizado pelos psicólogos Rodrigo Sanches Peres e Cássia Regina Rodrigues Varga, lançamento da EdUFSCar, reúne oito artigos de profissionais da área que analisam questões teóricas e clínicas especificamente das psicoterapias de orientação psicanalítica, aquelas que se assentam teoricamente nos aportes básicos da psicanálise, mas que dela se diferenciam tecnicamente.

Read More…

Estudo resgata as principais contribuições de David Schneider  para o pensamento antropológico

Estudo resgata as principais contribuições de David Schneider para o pensamento antropológico

by Katia Saisi — Mar 06, 2014 10:14 AM

O antropólogo norte-americano David Schneider (1918-1995) teve uma vasta e reconhecida produção. De sua etnografia sobre os yap na Micronésia, passou pelos estudos sobre o parentesco em sua terra natal e, também, pela sua contribuição para toda uma área da antropologia feminista. Dada a falta de traduções para o português de sua obra, o lançamento de "A antropologia de Schneider: pequena introdução", do antropólogo Igor José Renó Machado, pela EdUFSCar, configura-se como oportunidade para o público brasileiro ter acesso a seu inovador pensamento, considerado por muitos como irônico e iconoclasta.

Read More…

Contos fantásticos expõem a animalização presente no agir humano

Contos fantásticos expõem a animalização presente no agir humano

by Katia Saisi — Jan 29, 2014 11:17 AM

A zoofilia, tema central do livro 'Histórias zoófilas e outras atrocidades', de Wilson Alves-Bezerra, lançamento da EdUFSCar em parceria com a Oitava Rima Editora, extrapola as definições tradicionais. O agir animalesco ou que se relaciona de alguma forma com – e como – os bichos, retratado como uma paixão, vai além do que a maioria pensa. As particularidades do tema são reveladas nas histórias contagiantes, com dramas, diálogos e pensamentos próprios.

Read More…

Lincoln Amaral lança 'Trilogia amazônica' em São João da Boa Vista

Lincoln Amaral lança 'Trilogia amazônica' em São João da Boa Vista

by Katia Saisi — Feb 19, 2014 09:50 AM

Sessão de autógrafos acontece na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, às 17h, no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom