Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 07 EdUFSCar marca presença na X Feira de Leitura e Arte

Clientes

EdUFSCar marca presença na X Feira de Leitura e Arte

Jul 17, 2014

A Editora da Universidade Federal de São Carlos participa da X Feira de Leitura e Arte que acontece paralelamente ao 19º COLE (Congresso de Leitura do Brasil). Evento acontece de 21 a 25 de julho, Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Confira os títulos apresentados pela EdUFSCar:

Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas

aprendizagem profissional da docênciaOrganizadoras: Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali | Páginas: 347 | R$ 42,00 | ISBN: 978-85-85173-82-1

A obra é uma coletânea de trabalhos que discutem a problemática atual de processos de formação de professores, tanto inicial quanto continuada, envolvendo diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. O livro objetiva oferecer um panorama da situação brasileira, assim como levantar questões centrais presentes no debate educacional. Os textos presentes são relativos às pesquisas desenvolvidas por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível

comunidades de aprendizagemAutoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa | Páginas: 176 | R$ 32,00 | ISBN: 978-85-7600-261-1

Comunidades de Aprendizagem é proposta de transformação das escolas para garantir máxima aprendizagem, convivência plena na diversidade e participação da comunidade nos processos e decisões. O livro apresenta a Comunidades de Aprendizagem em cinco capítulos: o primeiro está dedicado ao contexto atual, em âmbito internacional, e às implicações e especificidades do Brasil, que colocam às escolas o desafio de se transformar; o segundo traz o conceito de Aprendizagem Dialógica, base teórico-metodológica de Comunidades de Aprendizagem; o terceiro trata das fases de transformação em Comunidade de Aprendizagem; o quarto traz o funcionamento dos processos de uma Comunidade de Aprendizagem, com base em experiências pesquisadas pelas autoras em Comunidades de Aprendizagem do Brasil e da Espanha; o livro é encerrado com elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação das escolas em sentido mais democrático, dialógico e de garantia de aprendizagem para todos os estudantes.

Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação

Descobrindo a surdocegueira

Autoras: Fatima Ali Abdalah Abdel Cader Nascimento e Maria da Piedade Resende da Costa  | Páginas: 78 | R$ 24,00 | ISBN: 978-85-7600-051-8

Este livro representa uma cuidadosa contribuição de profissionais da área de Educação Especial para a ampliação e o fortalecimento de informações sobre surdocegueira. Sua abordagem, para além da disponibilidade e do envolvimento pessoal e profissional das autoras, sua coerência e seu rigor metodológicos, derivados de diversos estudos e pesquisas, resultam em uma mensagem de esperança e compromisso com a construção de uma nova ordem social que priorize o respeito à diversidade e que a reconheça como enriquecedora para a convivência humana. O eixo principal desta obra remete o leitor - de esferas administrativa e legislativa, profissionais da área de Educação Especial, alunos em formação, pais e educadores - à reflexão sobre os diferentes entendimentos e percepções acerca da temática, de forma que se perceba a grandeza das condições humanas de adaptabilidade e flexibilidade. Além disso, pretende-se despertar interrogações e questionamentos sobre diferentes experiências de pessoas que utilizam trilhas perceptuais desconhecidas, incomuns.

Escola e aprendizagem da docência - processos de investigação e formação

Escola e aprendizagem da docência

Autores: Maria da G. N. Mizukami, Aline M. M. R. Reali, Cláudia R. Reyes, Elisabeth M. Martucci, Emilia F. de Lima, Regina M. S. P. Tancredi e Roseli R. de Mello | Páginas: 203 | R$ 22,80 | ISBN: 978-85-85173-70-8

Este livro apresenta uma análise das questões teórico-pedagógicas que permeiam tanto os processos de formação inicial e continuada dos professores quanto a investigação de tais processos. Também é descrita uma estratégia que considera a parceria universidade-escola, a escola de ensino fundamental e a pesquisa colaborativa como instâncias formadoras da docência.


Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil

ficção

Autores: Maria Célia Leonel e José Antonio Segatto | Páginas: 225 | R$ 32,00 | ISBN: 978-85-7600-286-4

Abordando autores e obras – Machado de Assis, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Chico Buarque, Ronaldo Correia de Brito, Silviano Santiago, Moacyr Scliar, Antonio Candido – de momentos históricos diversos, os textos que compõem este livro têm uma unidade temática: relações entre literatura e história. Os diversos capítulos procuram estabelecer como narrativas ficcionais e ensaísticas, com linguagem, forma e modo específico de reprodução do real, desempenham função cognitiva fundamental no entendimento do ser social e do processo histórico.

Formação de professores - práticas pedagógicas e escola

Formação de professoresOrganizadores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami  | Páginas: 350 | R$ 25,20 | ISBN: 978-85-85173-83-8

Esta coletânea objetiva apresentar discussões sobre os focos atuais relativos à formação de professores, abordando um panorama da problemática em diferentes situações, níveis de ensino e modalidades formativas, presentes no debate educacional e em políticas públicas de formação de professores. São descritas as relações entre processos formativos e políticas públicas, a estrutura e a vida nas escolas e os processos investigativos.


Processos educativos em práticas sociais : pesquisas em educação

Processos educativos em práticas sociaisOrganizadoras: Maria Waldenez de Oliveira, Fabiana Rodrigues de Sousa | Páginas: 272 | R$ 42,00 | ISBN: 978-85-7600-349-6

O mérito maior deste livro são dois, na verdade. O primeiro está em que ele foge de ser mais um "manual de como se faz". O segundo o que, bem além de um outro "livro sobre a pesquisa", ele ousa ser uma coletânea de ideias e experiências entre pesquisas. Mais, entre diferentes dimensões de interações entre a construção do saber através da pesquisa e outras várias interações. Não conheço outro livro coletivo ou mesmo de autor individual que tenha ousado fazer com que o enlace educação-pesquisa tenha atravessado tantos e tão aparentemente distanciados territórios (Carlos Rodrigues Brandão).


Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos

Tenho um aluno surdo, e agoraOrganizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos | Páginas: 254 | R$ 35,00 | ISBN: 978-85-7600-307-6

Este livro reúne textos de diversos autores, surdos e ouvintes, que atuam na área da surdez, visando possibilitar uma visão ampla de aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e à educação de surdos. Nosso objetivo é oferecer, além de um conhecimento inicial a respeito da educação de surdos, o aprofundamento teórico de questões relativas à abordagem bilíngue e à LIBRAS, bem como dar subsídios para a atuação do professor da educação básica junto a alunos surdos. Buscamos, assim, compartilhar nossas experiências por meio deste material, pensado para futuros professores e para aqueles que iniciam seus conhecimentos e experiências no campo da surdez.

EdUFSCar na X Feira de Leitura e Arte
Data: 21 a 25 de julho
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
Rua Elis Regina, 131 – Cidade Universitária - Campinas (SP)
Site do evento: http://www.cole-alb.com.br/

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no sitewww.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom