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EdUFSCar participa do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste em São João Del-Rei

Oct 09, 2014

Representada pela República do Saber, a Editora da Universidade Federal de São Carlos participa do 11ª Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, que acontece de 12 a 15 de outubro, na Universidade Federal de São João Del-Rei. Estarão disponíveis as seguintes obras:

Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL uma experiência no ensino superior

Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL uma experiência no ensino superiorAutor: Luis Roberto de Camargo Ribeiro I Páginas: 151 I R$ 32,00 I ISBN: 978-85-7600-114-0

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou PBL (Problem-based Learning) é uma metodologia de ensino e aprendizagem com larga utilização em escolas superiores (notadamente de medicina) e em outros níveis educacionais. Concebido no final dos anos 1960, o PBL, grosso modo, emprega problemas da vida real (reais ou simulados) para iniciar, motivar e focar a aprendizagem de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Além de apresentar uma introdução geral ao PBL, enfocando alguns aspectos principais (e.g., fundamentos, características, formatos e problemas), este texto descreve e discute uma experiência parcial da metodologia (em uma disciplina isolada em currículos convencionais) a partir da visão dos atores e de resultados de pesquisas, mostrando seus limites intrínsecos e contextuais e indicando os ganhos com relação ao desenvolvimento tanto discente quanto docente.

 

Arquitetura e Educação: câmpus universitários brasileiros

Arquitetura e Educação: câmpus universitários brasileirosAutores: Gelson de Almeida Pinto e Ester Buffa I Páginas: 151 I R$ 37,00 I ISBN: 978-85-7600-178-2

Este livro, escrito por um arquiteto urbanista e uma historiadora da educação, trata, no essencial, do percurso histórico da instituição universitária que, nascida na Europa medieval como uma instituição urbana, sofreu grandes transformações no tempo e no espaço, chegou aos nossos dias, no Brasil, a ser construída apartada da cidade e a se constituir como câmpus universitário, um território novo e original. São analisados alguns dos projetos de planejamento e construção do câmpus de algumas renomadas universidades brasileiras: UFRJ, USP, UFRGS, UnB e UNICAMP.

 

Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971

Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971Autores: Ester Buffa e Gelson de Almeida Pinto I Páginas: 174 I R$ 35,00 I ISBN: 85-85173-80-7

O livro traz uma abordagem sobre a relação da educação com a arquitetura desde o tempo republicano. A obra dá oportunidade às novas gerações, que desconhecem esse passado tão recente e que, em vista da atual precariedade da escola pública, parece tão distante de saber um pouco mais sobre essa relação.

 

Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível

Comunidades de aprendizagem: outra escola é possívelAutoras: Roseli Rodrigues de Mello, Fabiana Marini Braga e Vanessa Gabassa I Páginas: 176 I R$ 32,00 I ISBN: 978-85-7600-261-1

Comunidades de Aprendizagem é proposta de transformação das escolas para garantir máxima aprendizagem, convivência plena na diversidade e participação da comunidade nos processos e decisões. O livro apresenta Comunidades de Aprendizagem em cinco capítulos: o primeiro está dedicado ao contexto atual, em âmbito internacional, e às implicações e especificidades do Brasil, que colocam às escolas o desafio de se transformar; o segundo traz o conceito de Aprendizagem Dialógica, base teórico-metodológica de Comunidades de Aprendizagem; o terceiro trata das fases de transformação em Comunidade de Aprendizagem; o quarto traz o funcionamento dos processos de uma Comunidade de Aprendizagem, com base em experiências pesquisadas pelas autoras em Comunidades de Aprendizagem do Brasil e da Espanha; o livro é encerrado com elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação das escolas em sentido mais democrático, dialógico e de garantia de aprendizagem para todos os estudantes.

 

De Preto a Afrodescendente

De preto a afro-descendenteOrganizadoras: Petronilha Beatriz Silva e Lucia Maria Barbosa I Páginas: 345 I R$ 47,50 I ISBN: 85-7600-004-0

Esta obra reúne as contribuições apresentadas no II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros numa obra que trata, por um lado, de dar visibilidade a uma produção acadêmica orientada pela experiência afro-brasileira, marcadamente subjugada, dentro e fora das instituições de ensino; e por outro lado, atestar a riqueza e a pluralidade dos diversos estudos apresentados, que detêm representativos de pesquisas em diferentes estágios, áreas e regiões do país.

 

Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas

Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticasOrganizadoras: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami I Páginas: 351 I R$ 46,00 I ISBN: 978-85-7600-282-6

Esta obra reúne um conjunto de capítulos com base em uma variedade de referenciais teórico-metodológicos sobre o desenvolvimento profissional da docência, compreendido como um processo complexo, contínuo, situado e que sofre influência de inúmeras variáveis. São contemplados temas atuais que têm mobilizado inúmeras discussões na universidade, na escola e em outros contextos educacionais. Diversas problemáticas que afetam os professores e outros agentes educacionais, bem como suas práticas pedagógicas, são analisadas.

 

Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos

Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processosOrganizadores: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Daniel Mill I Número de páginas: 330 I Preço: R$ 47,00 I ISBN: 978-85-7600-358-8

O livro é realizado partir da consideração de temas emergentes sobre as implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e a gestão dos sistemas. Os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da EaD e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais. Além disso, há o debate a respeito do ensino e da pesquisa na EaD e o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais.

 

Educação a distância: desafios contemporâneos 

Educação a distância: desafios contemporâneosOrganizadores: Daniel Mill e Nara Maria Pimentel I Páginas: 344 I R$ 42,00 I ISBN: 978-85-7600-215-4

Este livro contribui para a compreensão dos quatro elementos básicos da educação em geral (gestão, docência, discência e materiais didáticos) e busca apoiar as ações de educadores, gestores e outros interessados em sistemas de EaD (educação a distância). Esta coletânea é composta de 16 textos que representam diferentes pontos de vista, com reflexões de vários autores sobre assuntos fundamentais para a modalidade de EaD. Apenas para fins didáticos e com vistas ao agrupamento dos textos, estruturamos os capítulos em três partes complementares e articuladas. Na primeira parte, agrupamos textos mais voltados para os processos educacionais em termos de ensino, aprendizagem e inovação. Na segunda parte, agrupamos textos tangentes aos processos educacionais com foco em gestão, estrutura e funcionamento do ensino-aprendizagem. Por fim, a terceira parte traz textos com análises mais amplas, em nível macro, enfocando discussões políticas educacionais governamentais e de institucionalização da modalidade de EaD. No início de cada parte, apresentamos os textos componentes da mesma, comentando-os resumidamente num capítulo introdutório. Esperamos que esta coletânea represente uma contribuição ímpar para os leitores, em especial os defensores ou trabalhadores da educação a distância.

 

Educação escolar entre as grades

Educação escolar entre as gradesOrganizadora: Elenice Maria Cammarosano Onofre | Páginas: 160 | R$ 28,00 | ISBN: 978-85-7600-118-8

Educação escolar entre as grades é uma coletânea de textos de pesquisadores da área da educação escolar nas prisões. Partindo do princípio fundamental de educação como essência transformadora, apresenta a escola como possibilidade, embora a cultura prisional se caracterize pela repressão, ordem e disciplina. Os estudos apresentados permitem o repensar de possíveis caminhos para as escolas das prisões, na medida em que estas se constituem em mediadoras entre saberes, culturas e realidade, oferecendo possibilidades que, ao mesmo tempo, libertem e unam os excluídos que vivem no interior das unidades prisionais.

 

Filosofia e educação - ensaios sobre autores clássicos

Filosofia e educação - ensaios sobre autores clássicosOrganizadores: Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira | Páginas: 467 | $ 55,00 | ISBN: 978-85-7600-344-1

Esta é uma obra produzida por professores de graduação e de pós-graduação de diferentes partes do Brasil, vinculados à área de fundamentos da educação. Nos capítulos apresentados cronologicamente encontram-se ensaios sobre autores de variadas matrizes teórico-metodológicas e dos diferentes períodos da história da filosofia e da educação. De tais autores são apresentadas a visão de filosofia, de educação e das articulações entre elas. As contribuições dos contemporâneos foram privilegiadas, uma vez que, hodiernamente, nas reflexões e nas pesquisas na área dos fundamentos da educação é evidente a maior referência a eles.

 

Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivas

Pesquisa em Educação no Brasil: balanços e perspectivasOrganizadores: Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi, Rosa Maria MOraes A. de Oliveira e Amarilio Ferreira Jr. | Páginas: 221 | R$ 29,00 | ISBN: 978-85-7600-279-6

Este livro reúne textos de conferências apresentadas no IX Encontro Regional de Pesquisa em Educação – Anped-Sudeste – realizado na Universidade Federal de São Carlos em julho de 2009, cujo tema foi “Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI”. Considerando como marco as pesquisas iniciadas na década de 1930 no âmbito do Inep, a instituição dos Programas de Pós-Graduação, em 1965, bem como tendências teóricas e contextos políticos distintos que influenciaram essa produção, o livro apresenta balanços e indica perspectivas para a pesquisa em Educação no Brasil, privilegiando duas áreas específicas: os Fundamentos da Educação e a Formação de Professores.

 

Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques - 2ª ed.

Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques - 2ª ed.Organizadores: Daniel Mill, Luis Roberto de Camargo Ribeiro e Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira | Páginas: 200 | R$ 34,00 | ISBN: 978-85-7600-345-8

A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.

 

Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação

Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educaçãoOrganizadoras: Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa | Páginas: 272 | Preço: R$ 42,00 | ISBN: 978-85-7600-349-6

A obra convida o leitor a pensar sobre a construção do saber por meio da pesquisa, interação onde a valorização do campo popular e da multiplicidade de experiências é destaque. Nesse sentido, os autores discutem, a partir dos estudos realizados no Grupo, a formação humana emanada de um processo de pesquisa também humanizado, em que cabem não apenas observações teóricas sobre a educação na sociedade, mas também as suas contradições e complexidades. Entende-se como espaço social de aprendizagem não apenas a escola, mas o cruzamento dos diferentes espaços ocupados pelas pessoas, a partir dos quais toda experiência gera conhecimento. A obra é, portanto, o resultado de pesquisas que buscaram cruzar essas experiências com o intuito de indicar ao ambiente escolar a possibilidade de aproveitá-las e, desse modo, contribuir para uma visão mais horizontal e ampla dos processos educativos.

 

Quanta ciência há no ensino de ciências

Quanta ciência há no ensino de ciênciasOrganizadores: Antonio Carlos Pavão e Denise de Freitas | Páginas: 332 | R$ 45,00 | ISBN: 978-85-7600-121-8

Esse livro inscreve-se no âmbito das temáticas atuais sobre ensino de Ciência, livro didático e prática docente. Destina-se principalmente a professores dos ensinos fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema, sendo um importante material de apoio aos cursos de formação inicial e continuada de professores. É resultado de um esforço coletivo de professores e pesquisadores de várias áreas de conhecimentos: Física, Química, Biologia, entre outras, de vários estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal, que fizeram parte do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2005). Em decorrência da diversidade de formação e atuação dos autores, o livro apresenta artigos com variadas perspectivas teóricas e diferentes níveis de aprofundamento, contemplando ideias bastante plurais sobre o ensino de ciências, o livro didático e a prática docente.

 

Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola?

Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola?Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira | Páginas: 244 | R$ 34,00 | ISBN: 978-85-7600-332-8 

Este livro é para todos os interessados em enfrentar o problema da violência escolar e construir relações interpessoais adequadas no âmbito da escola. São discutidos temas no âmbito da Educação em Direitos Humanos e são descritas estratégias de prevenção da violência na escola como um todo, em sala de aula, a alunos específicos, a profissionais da escola e a familiares de alunos, a fim de se construir um ambiente de paz. Todos os capítulos compreendem atividades a serem realizadas em sala de aula, em reuniões de trabalho com outros funcionários da escola ou no contato com os pais.

 

Ruralidades, trabalho e meio ambiente: diálogos sobre sociabilidades rurais contemporâneas

Ruralidades, trabalho e meio ambiente: diálogos sobre sociabilidades rurais contemporâneasOrganizador: Rodrigo Constante Martins | Páginas: 236 | R$ 38,00 | ISBN: 978-85-7600-348-9

Desde a década de 1980, a discussão sobre o estatuto do mundo rural na contemporaneidade tem revelado novas possibilidades de leitura sobre as sociabilidades no campo. Esgotada a tese acerca da industrialização e/ou urbanização do mundo rural, o viés evolucionista intrínseco a tais abordagens cedeu espaço a uma multiplicidade de leituras sobre fenômenos cujas dinâmicas revelavam-se para além do então chamado mundo agrícola. Duas dimensões importantes de análise – relativas ao trabalho e à questão ambiental – vêm sustentando a disseminação de novos enfoques nos estudos rurais. Inscrito no debate sobre tais transformações, este livro reúne textos que versam sobre as diversidades de olhares e interpretações produzidos pelas ciências sociais acerca das ruralidades contemporâneas.

 

Trajetórias escolares de alunos com deficiência

Trajetórias escolares de alunos com deficiênciaAutora: Kátia Regina Moreno Caiado | Páginas: 242 | R$ 36,00 | ISBN: 978-85-7600-329-8

Lembranças do tempo da escola foram as fontes para este estudo. Emprestamos as memórias de 20 pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior. Como pesquisadora e docente na licenciatura, entendo que este texto pode provocar novas investigações na área da Educação Especial, assim como pode trazer um importante referencial para a formação de professores, pois conhecerão trajetórias de vidas de pessoas com deficiência que enfrentaram inúmeros desafios e concluíram o ensino superior. Que este estudo possa contribuir para que compreendam seus alunos para além das deficiências que marcam seus corpos e impulsioná-los para a vida!

 

11ª Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste

Período: 12 a 15/10/2014
Local: Universidade Federal de São João Del-Rei
Endereço: Praça Frei Orlando, n° 170 - Centro - São João del-Rei - MG

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

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