Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2014 11 Estudo revela as verdadeiras causas de acidentes em edificações atribuídos ao vento

Clientes

Estudo revela as verdadeiras causas de acidentes em edificações atribuídos ao vento

Nov 26, 2014

No Brasil, os acidentes em edificações devidos à ação do vento acontecem com certa frequência e, na maioria das vezes, são atribuídos a ventos excepcionais, quando, na verdade, as causas são outras. Para tratar do assunto, a EdUFSCar lança a obra "Acidentes em edificações devidos à ação do vento". Nela, João Alfredo Azzi Pitta apresenta as principais causas desses acidentes, como fatores aerodinâmicos, causas estruturais, como erros de projeto e particularidades durante a fabricação e a montagem, e esquemas estruturais mais susceptíveis.

A maioria dos acidentes ocorre em edificações leves, em particular com esqueleto metálico, principalmente com grandes vãos livres, por exemplo: edifícios industriais, galpões, ginásios, pavilhões, hangares, garagens, coberturas de estádios, galpões agrícolas, silos tipo trincheira, granjas e outros similares. Com foco nesse tipo de estrutura, o autor faz uma análise das principais causas, os tipos estruturais mais vulneráveis, as situações de maior risco, além de apresentar recomendações baseadas na própria experiência como especialista em estruturas metálicas e fornece subsídios para que o leitor possa avaliar e evitar várias situações de risco.

O estudo mostra que a Norma Brasileira atual, presente entre as melhores do mundo, permite determinar as forças nos principais tipos de edificações de maneira razoavelmente acurada, porém, não fornece informações mesmo para alguns tipos comuns e erros podem ser cometidos por incautos que se baseiam apenas na norma para avaliar as ações. Somam-se a isso, situações que muitas vezes ocorrem durante a construção, que não são ponderadas pelos projetistas e principalmente pelos engenheiros de obra.   

Na parte final, apresentam-se vários tipos de acidentes ocorridos no país, além das conclusões e algumas recomendações para prevenir tais acidentes. A obra integra a série Apontamentos, que tem por objetivo explorar preferencialmente textos de apoio didático a cursos de graduação ou pós-graduação.

Sobre o autor – João Alfredo Azzi Pitta é engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP. Mestre em engenharia de estruturas pela mesma instituição. Consultor em estruturas metálicas e em ações devidas ao vento em edificações. Fundador da SIDERTEC Estruturas Metálicas Ltda. Fundador da COPEM Consultoria e Projetos em Engenharia de Estruturas. Presta serviços de consultoria a diversos escritórios de engenharia e empresas de grande porte. Projetista na área de estruturas metálicas com destaque para obras de edifícios industriais, edifícios de múltiplos andares, pavilhões, ginásios, hangares, silos, pontes ferroviárias e rodoviárias, passarelas, torres de comunicação, plataformas, coberturas, obras especiais. Tem experiência em projeto, fabricação e montagem dos tipos de estruturas citados. Na área de perícia emitiu diversos pareceres técnicos, perícias e laudos, principalmente sobre estruturas acidentadas devidas à ação do vento.

TítuloAcidentes em edificações devidos à ação do vento 
Autor: João Alfredo Azzi Pitta
Número de páginas: 42
Formato: 21,5 x 28 cm
Preço: R$ 12,00
ISBN: 978-85-7600-357-1

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom