Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2015 05 Amanda Braga lança 'História da beleza negra no Brasil' em João Pessoa

Clientes

Amanda Braga lança 'História da beleza negra no Brasil' em João Pessoa

May 13, 2015

Sessão de autógrafos acontece no domingo, 17 de maio, às 16h30, no Café Galeria Louro e Canela.

Em um momento em que o debate sobre a cultura negra assume enorme importância e visibilidade, tanto no meio acadêmico quanto no campo midiático, a linguista Amanda Braga lança História da beleza negra no Brasil, pela EdUFSCar, que resgata o conceito estético atribuído ao corpo negro ao longo de nossa história.

Em uma leitura dos signos da estética negra numa perspectiva histórica, a especialista em imagem e relações raciais traça um panorama sobre o assunto desde a beleza castigada pela escravidão, passando pelo alinhamento moral oferecido pelo século XX, até chegar à pluralidade que o atual momento lhe concede. A publicação aponta a origem das referências sobre o conceito atribuído à estética negra, que se estabelece como um padrão a ser seguido por homens e mulheres.  

Fugindo de ideias preconcebidas, a autora decifra as imposições e as interpretações sobre o corpo negro, em uma pesquisa detalhada e pautada na análise de fragmentos de jornais, pinturas, imagens e textos de revistas e peças publicitárias.  Para compor seu trabalho, utiliza como base a teoria da Análise do Discurso, bem como as contribuições conceituais e metodológicas do filósofo francês Michel Foucault.  

Ao considerar a miscigenação do povo brasileiro, sua heterogeneidade estética e as questões a respeito da formação do conceito de beleza negra e seu reconhecimento histórico, Amanda Braga mostra que a beleza é o resultado de símbolos culturais, sociais e históricos, que passa por vários padrões, se modifica e se reconstrói com o passar dos anos. 

O teatro experimental dos negros, o Quilombo e os concursos de beleza são alguns dos assuntos tratados no lançamento. Com densidade teórica e abordagem crítica em suas análises, História da beleza negra no Brasil constitui-se em ferramenta útil para informação e orientação sobre a cultura negra e sua estética, além de refletir aspectos da história da construção da identidade cultural brasileira. 

Sobre a autora – Amanda Braga é professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2008) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos. Também pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa com ênfase nos seguintes temas: discurso, imagem, semiologia e relações raciais.

TítuloHistória da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas
Autora: Amanda Braga
Número de páginas: 273
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-393-9

Lançamento em João Pessoa
Data: Domingo, 17 de maio, às 16h30
Local: Café Galeria Louro e Canela
Avenida João Maurício, 1.443 (beira-mar de Manaíra) - João Pessoa (PB)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom