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Experiência de cursos de especialização em Gestão Escolar gera debate e análise sobre formação continuada via EaD

Jan 19, 2016

Na era da informação, a centralidade da educação e a necessidade de uma formação continuada são lugares-comuns que surgem constantemente na imprensa, artigos e comentários. Mas trata-se de um terreno nebuloso, onde, como se lê na introdução de 'Política Nacional de Formação: parceria entre o Governo federal e a UFSCar', “deslizamentos semânticos são muito comuns, produzindo ações nem sempre claras em termos do seu direcionamento político-ideológico”. Por isso, a necessidade de um debate calcado na experiência de gestores escolares e permeados pela análise acadêmica, como é o caso dos textos selecionados por Celso Luiz Aparecido Conti e Sandra Riscal neste lançamento da EdUFSCar.

Trata-se de uma coletânea que, em sua primeira parte, analisa os cursos oferecidos pelo Governo Federal em parceria com o Departamento de Educação da UFSCar. A segunda parte, mais ampla, é focada no curso de especialização em Gestão Escolar, vinculado ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Após dois textos apresentarem o curso, outros debatem seus temas principais, relacionados à gestão democrática da escola pública, seguindo-se um conjunto de relatos de experiências dos orientadores, tutores e alunos.

O intuito principal é contribuir para o debate sobre formação continuada de diretores de escolas públicas municipais e estaduais do estado de São Paulo por meio de cursos de especialização via educação a distância. Articulando diferentes abordagens e perspectivas, Política Nacional de Formação oferece assim condições para que o leitor realize sua própria avaliação crítica das experiências relatadas e da própria modalidade de educação a distância em cursos de especialização. Além, é claro, de contribuir para realçar a importância da efetivação de ações que proporcionem a ampliação da gestão democrática na educação pública.

Sobre os organizadores – Celso Luiz Aparecido Conti possui graduação em Pedagogia e é mestre em Educação (UFSCar) e doutor em Educação (Unicamp), tendo cursado parte de seu doutorado na Universidade de Salamanca (Espanha). É professor efetivo da UFSCar, atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Como pesquisador, atua na área de política e gestão escolar, com ênfase na gestão democrática das escolas. Coordena o curso de especialização em Gestão Escolar na mesma universidade. 

Sandra Aparecida Riscal é professora do Departamento de Educação e do programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Foi coordenadora adjunta do curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública da UFSCar em 2008 e 2011. 

Título: Política Nacional de Formação: parceria entre o Governo Federal e a UFSCar
Organizadores: Celso Luiz Aparecido Conti e Sandra Aparecida Riscal
Número de páginas: 417
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-7600-419-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

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