Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 03 Pesquisa sobre migração destrincha a complexa relação entre parentesco e deslocamento

Clientes

Pesquisa sobre migração destrincha a complexa relação entre parentesco e deslocamento

Mar 07, 2016

De acordo com a Organização das Nações Unidas, em 2015, mais de 300 mil migrantes arriscaram suas vidas ao tentar atravessar clandestinamente o mar Mediterrâneo. Em um cenário global no qual os deslocamentos populacionais, especialmente marcados pela crise de imigração na Europa, tornam-se um dos principais temas debatidos no âmbito das questões internacionais, a EdUFSCar, com apoio da Fapesp, lança 'Deslocamentos e parentesco', organizado pelo antropólogo Igor José de Renó Machado.

Originada a partir de investigações realizadas no Laboratório de Estudos Migratórios da Universidade Federal de São Carlos (LEM), a obra busca compreender o entrelaçamento entre parentesco, família e fenômenos migratórios. Os ensaios de sete pesquisadores e do organizador Igor José de Renó Machado expõem que os dois fatores, movimento e parentesco, são parte integrante da vida de qualquer migrante, seja ele deslocado ou estudante internacional.

Abordando temas como mulheres e migração, estudantes moçambicanos e os decasséguis no Japão, os artigos exploram diversas situações em que a articulação entre movimento e parentesco dá sentido à experiência de vida dos migrantes. Esses fatores podem ser observados na relação da família que fica no Brasil enquanto se migra, entre estudantes estrangeiros no Brasil e nos diversos parentescos dos descendentes de japoneses no Brasil.

“Quando se analisa, por exemplo, um conjunto de etnografias que se utiliza dos maquinários da etnicidade, versando sobre imigrantes no Brasil, vemos que todas as populações descritas se parecem incrivelmente. Todas constroem a diferença da mesma forma, todas se utilizam de conteúdos culturais para marcar diferenças e todas tendem a ter problemas com a sociedade nacional e seu desejo equalizador”, esclarece Igor José de Renó Machado.

igor

Para lidar com essas questões, os autores desenvolvem ferramentas teóricas criativas e originais, explorando o potencial analítico do conceito de diferencialidade, que busca fazer emergir a diversidade nos vários contextos etnográficos e encarar a complexidade dos processos microssociológicos em que as múltiplas diferenças não são redutíveis a construtos abstratos.

Sobre o organizador – Igor José Renó Machado é formado em Ciências Sociais pela Unicamp (1994), onde também fez mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais (2003). É professor associado da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e coordenador do Laboratório de Estudos Migratórios na mesma universidade.

Título: Deslocamentos e parentesco
Organizador: Igor José de Renó Machado
Número de páginas: 212
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7600-421-9

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom