Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 08 Os organizadores Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion lançam 'Povos indígenas em São Paulo' em São Carlos

Clientes

Os organizadores Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion lançam 'Povos indígenas em São Paulo' em São Carlos

Aug 12, 2016

Sessão de autógrafos acontece na quarta-feira, 17 de agosto, às 19h, no Bar Espaço Múltiplo

Além de preencher uma lacuna bibliográfica e trazer uma contribuição para especialistas na área e interessados em geral, Povos indígenas em São Paulo, organizado por Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion, reúne artigos de diversos pesquisadores, fornecendo  subsídios para professores do ensino fundamental e médio que devem desenvolver atividades com base na Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

O enfoque não é exclusivamente histórico. Os artigos trazem reflexões que tentam articular os estudos etnográficos com o debate acadêmico atual e ao mesmo tempo mostrar como os povos que habitam São Paulo resistiram e ainda resistem na defesa de seus direitos e de seus modos de vida. São textos que carregam relatos de experiências recentes e de modos de organização e luta pela terra. A tentativa é mostrar que os povos indígenas no estado são atuais, vivem na contemporaneidade e podem contribuir com nosso presente, mostrando que há certos valores e perspectivas que resistem a todo tipo de pressão.

A obra se configura como uma homenagem póstuma a John Manuel Monteiro (1956-2013), professor titular do Departamento de Antropologia do IFCH-Unicamp, pioneiro nos estudos sobre povos em São Paulo e um dos primeiros a pesquisar o tema sobre o qual escreveu diversos artigos e livros. O capítulo “Vida e morte do índio: São Paulo colonial”, que abre este livro, foi publicado originariamente em 1984. Nele, o autor afirma que os índios que vivem em São Paulo “(...) herdaram uma tradição de luta e podem se orgulhar de um passado indígena que deve ser recordado não somente com amargura, mas também com admiração”.

Lançamento em São Carlos
Data: Quarta-feira, 17 de agosto, às 19h
Local: Bar Espaço Múltiplo
Endereço: Rua Luiz Vaz de Toledo Piza, 346 | São Carlos | SP

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom