Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2016 10 Professor de música e pianista lança dois títulos sobre alfabetização musical

Clientes

Professor de música e pianista lança dois títulos sobre alfabetização musical

Oct 14, 2016

Percepção musical pode ser definida como a habilidade de grafar, perante um estímulo sonoro, a notação musical moderna. Este estímulo pode ser um som, bem como uma memória ou ideia. Para incentivar estudantes de música a desenvolver a aptidão de pensar em um som, ter a capacidade de entoá-lo e escrevê-lo, Antonio Carlos Leme Junior lança, pela série Apontamentos da EdUFSCar, 'Percepção e notação rítmica: atividades de treino autorregulado' e 'Percepção e notação melódica: atividades de treino autorregulado'.

Em Percepção e notação rítmica, o autor parte da compreensão dos elementos rítmicos mais básicos, chegando até a transcrição e execução rítmica de manifestações contemporâneas da prática musical. A metodologia empregada se ampara fortemente nos princípios da Instrução Programada, um conjunto de diretrizes inicialmente sistematizado pelo psicólogo norte-americano B. F. Skinner e posteriormente desenvolvido e aplicado no Brasil pelos professores Fred S. Keller, Rodofo Azzi e Carolina M. Bori no início dos anos 1960, dando ao estudante – autônomo ou em sala de aula – um guia inteiramente prático a ser cumprido segundo seu próprio ritmo de aprendizagem.

Percepção e notação melódica também se baseia na metodologia da Instrução Programada para entender o aspecto melódico da música tonal do ocidente. As mais de 100 atividades práticas organizadas em ordem de crescente dificuldade incluem a identificação de intervalos, composição e entoação de frases melódicas, bem como a transcrição de canções do repertório popular brasileiro. Esse treinamento enfatiza abertamente o aspecto relacional da percepção. "Não trataremos aqui da identificação de notas isoladas, e sim das relações formadas entre as sequências de notas que se convencionou chamar "melodias", explica o autor.

Antonio Carlos Leme Junior reserva para estes apontamentos sua contribuição para que toda pessoa interessada pelo conhecimento musical tenha a possibilidade de se alfabetizar nesta linguagem que, embora destituída do componente semântico, é um dos raros e preciosos elementos unificadores da humanidade. "Todos vivemos imersos em música", complementa.

Sobre o autor – Antonio Carlos Leme Junior é professor do curso de graduação presencial em Música – licenciatura (Educação Musical) da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar). Bacharel e mestre em piano – Práticas Interpretativas – pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu pesquisa sobre análise musical voltada para a performance pianística. Atua como professor de teoria e percepção musical na Escola de Música Heitor Villa-Lobos, na cidade de Americana (SP). Mestre em Psicologia pela EdUFSCar, com pesquisa sobre comportamentos musicais e sua relação com a história de aprendizagem de ouvintes e musicistas.

Título: Percepção e notação rítmica:
atividades de treino autorregulado

Autor: Antonio Carlos Leme Junior
Número de páginas: 102
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-441-7

Título: Percepção e notação melódica:
 atividades de treino autorregulado

Autor: Antonio Carlos Leme Junior
Número de páginas: 135
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-445-5

Mais informações sobre os livros da EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom