Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 05 Alunos da Escola Santi criam mapa de serviços para turistas durante a Copa

Clientes

Alunos da Escola Santi criam mapa de serviços para turistas durante a Copa

May 30, 2014

Projeto escolar, coordenado pelo jornalista Caio Dib, criador do Caindo no Brasil, visa empoderamento de jovens que se engajam na busca de soluções para problemas por eles mesmos identificados

Em 2011, o recém-formado jornalista Caio Dib resolveu levantar iniciativas inovadoras na área de Educação em todo o país. Literalmente caiu na estrada, percorreu 17 mil quilômetros por 58 cidades em 12 Estados e no Distrito Federal. E identificou inúmeras práticas inspiradoras. “São ações, histórias, indivíduos e comunidades atuantes que nos levam a valorizar, pensar e repensar a educação como conhecemos”, conta Dib, que pretende publicar as melhores em livro.

Foi a partir dessa iniciativa que ele criou o projeto Transform+Ação, em que jovens são empoderados para realizarem mudanças que acreditam serem significativas em suas vidas e na sociedade, tornando-se agentes de transformação. Com essa ideia na cabeça, voltou à Escola Santi, onde estudou quando jovem, e apresentou a proposta, prontamente aceita. O projeto foi implantado no começo deste ano como atividade extracurricular para alunos do Ensino Fundamental 2 e já está dando resultados.

“A ideia é que os próprios estudantes encontrem os problemas ou possibilidades de melhoria no seu bairro”, conta. “A partir daí, são instrumentados para buscarem possibilidades de soluções e viabilizarem as mudanças por meio de debates, elaboração de projetos, estratégias de captação de recursos e de comunicação com a comunidade.”

Projeto Transform+AçãoConstrução coletiva – Ao longo do processo, uma série de habilidades e competências são desenvolvidas, como autonomia, responsabilidade, empatia, trabalho em equipe. Além disto, são bastante trabalhados elementos das áreas de Comunicação e Marketing. Dependendo dos problemas e melhorias mapeados, são realizadas coletivas de imprensa, produção de fanzines, vídeos e até mesmo campanhas de marketing nas redes sociais.

O projeto acontece em quatro etapas. A primeira é o mapeamento do bairro onde a escola está localizada, que permite aos jovens o verem o bairro com outros olhos, percebendo mais atentamente as coisas boas e ruins daquele espaço. 

Com uma visão mais clara do que existe ao redor, os educandos escolhem um ou mais temas encontrados que poderiam ser melhorados ou problemas a serem solucionados. A etapa seguinte é o debate, para a busca de soluções. E, finalmente, a concretização do projeto, ou seja, a solução é aplicada e é possível conferir como todos podem ser agentes de transformação.

Projeto Transform+Ação visita bairroMapa para turistas – Quando a proposta foi apresentada aos alunos da Escola Santi, um grupo de 15 jovens se empolgaram e começaram a participar de encontros nas quartas-feiras à tarde. Após percorrerem as ruas do bairro do Paraíso, na capital paulista, identificaram que os turistas que visitassem a cidade durante o período da Copa do Mundo precisariam de informações sobre a localização de restaurantes. Surgiu a ideia de fazerem um mapa com indicações para os “gringos”. O conceito foi crescendo e incorporando informações sobre bares, restaurantes, pontos de táxi e meios de transporte coletivo, farmácias, hotéis e indicações turísticas, bem como telefones úteis e frases importantes em três idiomas: português, inglês e espanhol. 

Agora, a equipe quer imprimir os mapas e distribuí-los gratuitamente em pontos comerciais do bairro em formato de fôlder e pôster, além de disponibilizar todo material em formato digital. Para viabilizar sua execução, a equipe de alunos produziu um vídeo e está fazendo uma campanha de arrecadação de recursos para impressão no Catarse, um site de financiamento coletivo. Orçado em R$ 3.080, o projeto já conquistou 46 colaboradores e captou mais de R$ 3.500, o que permitirá a ampliação da tiragem inicial de mil fôlderes e 100 cartazes.

Para conhecer e contribuir com o projeto dos jovens alunos da Escola Santi, visite: www.catarse.me/pt/transformacao

Sobre o coordenador − Caio Dib é jornalista e ativista em Educação. Com 22 anos, formou-se na Faculdade Cásper Líbero (SP) e já trabalhou em diversos projetos que interligam Educação, Comunicação e Tecnologia. Atuou em empresas como Colégio Bandeirantes, Fundação Padre Anchieta, Instituto Paramitas, Abril Educação, entre outras. Em 2013, decidiu passar cinco meses viajando pelo Brasil para conhecer as diferentes realidades de seu país e práticas educacionais inspiradoras brasileiras. Atualmente, tornou o Caindo no Brasil em uma empresa de inteligência educacional para compartilhar conhecimentos e colaborar para fomentar projetos que realmente façam diferença na educação do país. Mais informações estão disponíveis em: www.caindonobrasil.com.br 

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom