Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 07 Estudantes aprendem na prática como os rádios funcionam

Clientes

Estudantes aprendem na prática como os rádios funcionam

Jul 24, 2014

Alunos da Escola Santi preparam programação com notícias, músicas e dicas culturais, que é exibida durante o intervalo das aulas

O rádio emociona e faz a imaginação de quem o ouve ir longe. Ele tem a capacidade de passar ao ouvinte o sentimento que o noticiário escrito, ou mesmo as imagens da televisão, não passam. Visando incentivar o conhecimento de como funciona a mágica por trás desse veículo de comunicação, os estudantes do 5º ano da Escola Santi desenvolvem o projeto Rádio, no qual preparam uma programação com músicas, notícias e dicas culturais e literárias, que é exibida durante o intervalo das aulas do Ensino Fundamental 1.

Para isso, os alunos aproveitam a experiência de produção de notícias adquirida no projeto Santi News para criarem mais esse meio de comunicação na escola. No Santi News, segundo Guta Meneghelo, professora do 5º ano, os alunos organizam questões e entrevistam pessoas da escola para elaborar notícias internas, sobre fatos que acontecem na própria escola.  “Eles publicam essas notícias em um Blog e utilizam as matérias para divulgar no rádio de forma mais resumida”, explica a educadora. Os alunos se dividem entre as funções de levantamento de pauta, produção de entrevistas, de seleção de músicas e apresentação. E se revezam entre essas atividades. 

Com uma sala equipada com computador, equipamento de som e microfone, os estudantes organizam a pauta e selecionam as músicas seguindo alguns critérios orientados pelos professores, sendo proibida a execução de composições com palavrões e que estimulem agressividade e o desrespeito. “Pensando que a escola é um espaço diverso e de ampliação cultural, a ideia é oferecermos um repertório que agregue algo positivo aos alunos”, diz Maria Augusta Meneghelo.

Rádio

Para completar o trabalho, os educandos fazem uma visita a uma rádio, quando têm a oportunidade de bater papo com os locutores e profissionais da área e ver, na prática, como é o dia a dia de uma emissora. Já foram realizadas excursões na Rádio Transamérica e Rádio capital. “Organizamos uma pauta com perguntas dos próprios alunos e os levamos para conhecerem os espaços, a dinâmica de funcionamento e os profissionais radialistas”, afirma Guta Meneghelo.

Entre as principais dicas para produção de um programa de rádio, estão a organização prévia da pauta, seleção cuidadosa das músicas e locução clara ao microfone. “Também é preciso oferecer informações completas e equilibrar a quantidade de música e notícias”, relata. 

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom