Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2014 10 Projeto de aluna da Escola Santi é selecionado pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Clientes

Projeto de aluna da Escola Santi é selecionado pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Oct 21, 2014

Parlamento Jovem Paulista acolhe iniciativa de Maria Eduarda Assis, que busca dar oportunidade de aprendizado em línguas estrangeiras para estudantes de escolas públicas

Aproximar os jovens da política para exercerem sua cidadania além do voto no período eleitoral é sempre um desafio. Por acreditar na importância de estreitar o relacionamento de seus alunos com a política, a Escola Santi promoveu uma disputa interna para concorrer ao Parlamento Jovem Paulista, promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto da aluna do 9º ano, Maria Eduarda Duarte de Assis, escolhido como representante da escola, foi selecionado pelo programa e será defendido nos dias 6 e 7 de novembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) por meio da página oficial do programa: http://www.al.sp.gov.br/participe/parlamento-jovem/.

O projeto da educanda propõe a implantação do Curso Livre de Línguas (CLL) nas escolas de idiomas particulares paulistas, reservando parte das vagas para alunos bolsistas vindos das escolas públicas do Estado de São Paulo. Participaram da seleção interna da escola dez projetos que abordaram diversas temáticas, como inclusão, esporte, saúde e educação.

 De acordo com o professor de Geografia da Escola Santi, Bruno Cícero de Sá Elias, foi proposta a participação voluntária no programa aos alunos do 8º e 9º ano. “Mesmo assim, 20 estudantes, de um total 40, interessaram-se e chegamos ao final com dez projetos de leis para avaliarmos qual seria o representante da escola”, diz Elias. “Eles tiveram duas semanas para elaborar as suas propostas em encontros de uma hora e meia. Os próprios alunos ainda se ajudaram bastante.

Bruno

Para definir o representante da Escola Santi, foi montado um comitê interno para avaliar todas as propostas. A escolha do projeto de Maria Eduarda se deu pelo forte apelo social que possui e por já existir lei sobre o assunto, mas ainda muito deficiente. 

Atualmente, o Estado de São Paulo oferece os Centros de Estudo de Línguas (CEL) para estudantes de escolas públicas, todavia há problemas como restrições, aulas lotadas e vários níveis de uma determinada língua misturados. Isso, como justifica a lei da Maria Eduarda, “dificulta as aulas e absorção do conhecimento pelo aluno”. Ainda há a sobrecarga dos professores, pois precisam se dividir em dar aulas e participar das atividades administrativas, diminuindo a qualidade das aulas.

Maria Eduarda defende que todo aluno vindo de escola pública tem direito a uma bolsa estudantil em qualquer escola de idiomas no Estado de São Paulo, sendo necessária a apresentação do comprovante de renda da família em relação ao número de indivíduos (Renda familiar bruta de até meio salário mínimo por pessoa). Segundo a lei, as despesas decorrentes da execução correrão à conta de 2,5% do orçamento para educação do Estado de São Paulo.

A discussão sobre a necessidade de que todos os jovens tenham um contato direto com idiomas para poderem concorrer no mercado de trabalho nasceu de uma conversa com a sua mãe antes do professor Bruno Elias sugerir o Parlamento Jovem Paulista. “Acredito que não se pode cobrar das pessoas na hora de procurar emprego uma ou mais línguas se não há a oportunidade deles terem uma educação de qualidade”, analisa a aluna que fez a lei em apenas três dias. “Isso é uma maneira de segregar as oportunidades de trabalho”, defende.

O Programa da Assembleia - O Parlamento Jovem Paulista acontece desde 1999 com o objetivo principal de possibilitar aos alunos, com a assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar, uma visão de alguns aspectos da democracia pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. A sessão é transmitida pela TV Assembleia e os seus projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.

Em 2014, todos os estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas do Estado puderam se candidatar a uma das 94 cadeiras do Parlamento Jovem, mesmo número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo atualmente.

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom