Personal tools
You are here: Home Clientes Escola Santi 2015 02 Governo adota livro de alfabetização de adultos por meio de textos de uso social

Clientes

Governo adota livro de alfabetização de adultos por meio de textos de uso social

Feb 20, 2015

A obra "Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção e Textos", de autoria de Marta Durante, diretora pedagógica da Escola Santi, foi selecionada pelo FNDE para o auxílio na alfabetização de jovens e adultos em escolas públicas de todo o país.

O Brasil busca erradicar o analfabetismo de adultos há anos, conquistando importantes números – a taxa caiu de 17,2 % em 1992 para 8,5% neste ano, de acordo com os números do IBGE. Contudo, segundo relatório divulgado em janeiro deste ano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o país aparece em oitavo lugar entre os com maior número de analfabetos adultos, totalizando 8,7% da população com mais de 15 anos em 2012. No total, o estudo avaliou a situação de 150 países.

Pensando em contribuir para a mudança desse quadro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), escolheu o livro Alfabetização de Adulto: Leitura e Produção de Textos, de autoria da pedagoga e diretora pedagógica da Escola Santi, Marta Durante, publicado pela editora Artmed, para distribuir em escolas públicas do país que têm Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, foram adquiridos 43.797 exemplares.

A obra é resultado da sua dissertação de mestrado em Educação. Por meio da articulação de várias teorias, mostra que o desenvolvimento cognitivo tem continuidade na fase adulta. Com isso, a prática docente com adultos não alfabetizados ou pouco escolarizados deve estar centrada na organização curricular que considera o texto de uso social como principal recurso para a alfabetização e não mais ser por letras, sílabas ou palavras soltas. Dessa forma, aponta a viabilidade de uma prática de educação de jovens e adultos que considera o texto como unidade básica do processo de ensino e aprendizagem das práticas de leitura e escrita.

O livro está organizado em dois capítulos. O primeiro discute o desenvolvimento e a aprendizagem de jovens e adultos, os efeitos da escolarização no processo de desenvolvimento e a concepção sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita. O segundo capítulo apresenta o resultado de uma experiência em alfabetização de jovens e adultos a partir da caracterização do grupo de alunos, da prática realizada, da organização curricular e da análise da relação entre educadora e educandos.

Para a diretora pedagógica da Escola Santi, foi muito gratificante seu livro ter sido escolhido “porque indica a relevância que se está dando para a EJA e para os educadores desse segmento”, analisa. “Dá acesso a novos caminhos e modelos didáticos para a alfabetização de jovens e adultos”, complementa.

Document Actions

Assessoria de imprensa da Escola Santi:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom