Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 04 A permanência do horror nazista na sociedade ocidental e seu impacto no conflito árabe-israelense

Clientes

A permanência do horror nazista na sociedade ocidental e seu impacto no conflito árabe-israelense

Apr 05, 2006

Viviane Forrester, a autora de O Horror econômico e Uma estranha ditadura, aborda em seu trabalho mais recente o horror e o totalitarismo europeus em seu sentido mais palpável. O crime ocidental mostra as conseqüências do holocausto nazista no Oriente Médio contemporâneo, não como o esclarecimento da história de Israel ou da Palestina, mas como uma história deslocada e inserida no Oriente, a história de um “Ocidente horrorizado com os seus próprios excessos, incapaz, porém, de livrar-se de seus preconceitos tradicionais”.

A permanência do horror nazista na sociedade ocidental e seu impacto no conflito árabe-israelense

A permanência do horror nazista na sociedade ocidental e seu impacto no conflito árabe-israelense

O nome de Viviane Forrester se tornou conhecido com seu O Horror econômico, em que ela analisa como  a hipertrofia da lógica de mercado  esvaziou a noção de política e faz um balanço da crise global do trabalho, questionando o próprio projeto civilizatório da modernidade. Em Uma estranha ditadura, a autora francesa fala de uma nova forma de totalitarismo envolta numa moldura democrática, uma ditadura que prioriza o lucro em detrimento do conjunto da humanidade. Agora, com Crime ocidental, seu livro mais recente, ela fala do horror e do totalitarismo europeus em seu sentido mais  palpável: o holocausto nazista.

Viviane Forrester começa com uma afirmação que, à partida, não permite a cômoda interpretação do Terceiro Reich como uma monstruosidade episódica superada e resolvida pela vitória aliada: a guerra contra o nazismo não aconteceu. O que se combateu foi a Alemanha invasora e expansionista, não a doutrina hitlerista. O que explica a grande resistência de todos os países ocidentais a aceitarem refugiados e imigrantes judeus, uma recusa coletiva que significou, na prática, “um assentimento tácito à fúria anti-semítica em curso”. Mesmo a recusa ao horror nazista não teve seu equivalente na expiação das próprias culpas: na Suíça, por exemplo, apenas em janeiro de 2004 foi promulgada a lei que reabilitava os que ajudaram refugiados judeus.

O crime ocidental segue mostrando as conseqüências deste horror europeu atingem o Oriente Médio contemporâneo, não como o esclarecimento da história de Israel ou da Palestina, mas como uma história deslocada e inserida no Oriente, a história de um “Ocidente horrorizado com os seus próprios excessos, incapaz, porém, de livrar-se de seus preconceitos tradicionais”. Não que se repita hoje na região a tragédia européia nazista, mas que o atual impasse só poderá ser resolvido com o afastamento dos automatismos maniqueístas e se os dois povos reencontrarem juntos “sua história correta”.

Sobre a autora - Viviane Forrester é romancista, ensaísta, crítica literária do jornal Le Monde e autora de La violence du calme, Van Gogh ou l’enterrement dans les blés, Ce soir, après la guerre. No Brasil, tem publicado pela Editora UNESP O Horror econômico e Uma estranha ditadura.

Título: O Crime Ocidental
Autora: Viviane Forrester
Tradutores: Maria José Catagnetti e Tieko Yamaguchi
Número de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 85-7139-629-9
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom