Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 04 Conferência extra de Jean-Yves Leloup em São Paulo

Clientes

Conferência extra de Jean-Yves Leloup em São Paulo

Apr 25, 2006

Com mais de duas centenas de pessoas em lista de espera para assistir à conferência de Leloup, a Editora UNESP foi impulsionada a promover mais uma edição do evento. Será na sexta-feira, 28 de abril, às 19h no MASP, em São Paulo. Na ocasião, será lançado o mais recente livro do autor no Brasil, O ícone - Uma escola do olhar, em comemoração aos 10 anos da Fundação Editora da UNESP e 30 da Universidade Estadual Paulista. A obra do filósofo, psicólogo e teólogo Jean-Yves Leloup percorre os ícones da tradição cristã para buscar novos entendimentos sobre o ser humano.

Conferência extra de Jean-Yves Leloup em São Paulo

Conferência extra de Jean-Yves Leloup em São Paulo

São Paulo terá mais um encontro com Leloup nesta sexta-feira

Mais de duzentas pessoas em lista de espera para assistir às conferências que o escritor, filósofo e teólogo Jean-Yves Leloup apresenta em São Paulo nesta quarta e quinta-feiras, como parte das comemorações dos 10 anos da Fundação Editora da UNESP e dos 30 anos da Universidade Estadual Paulista. Essa elevada demanda levou os promotores do evento a realizar mais um encontro extra com o autor de O ìcone: uma escola do olhar, livro que será lançado no Brasil na ocasião. O encontro acontece dia 28 de abril (sexta-feira), às 19h, no MASP (Museu de Arte de São Paulo - Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP).

Leloup se tornou uma sensação na Europa pela síntese que faz da tradição e da modernidade, aprofundando a leitura dos textos sagrados ao mesmo tempo em que reflete sobre a espiritualidade no quotidiano.

Ao lado das tradicionais leituras estética e teológica, Leloup busca o entendimento antropológico que desperte uma revelação  ou um desvelar do homem em sua profundidade. Sua mais recente obra, O Ícone - Uma escola do olhar, oferece justamente disso: uma forma de compreensão diferente da racional, pertencente à dimensão masculina: “trata-se de um conhecimento do tipo profético ou visionário, pertencente à dimensão feminina ou intuitiva (que também poderia ser qualificada como angelical ou oriental)”.

As “leituras de ícones”  de Leloup não são feitas apenas na tentativa de uma melhor apreensão de nossas tradições, mas de um entendimento mais profundo da prática visionária que inspirou a criação destas imagens. Ou, como diz o autor, “o ícone não é um quadro com tema religioso: é uma visão do mundo transfigurado”. Deste ponto, chega à integração dos elementos que formam o ícone com a nossa própria existência. Para Leloup, o ícone nos transporta para um outro mundo, que não é o da matéria nem o do espírito, mas “um composto sem mistura dessas duas dimensões do real”. Mundo que funciona como uma “ponte” entre o consciente e o não-consciente, tal qual um “sonho desperto”. A riqueza de sua estrutura simbólica “indica e chama a encarnação: o próprio símbolo daquilo que une ou reúne os elementos que, em uma primeira leitura, parecem estar distintos e separados”.

Sobre Jean-Yves Leloup - Doutor em filosofia, psicologia e teologia, escritor, conferencista, dominicano e depois padre ortodoxo,  oferece por intermédio de seus livros, conferências e seminários um aprofundamento dos textos sagrados, assim como uma abordagem e uma reflexão muito ricas sobre a espiritualidade no cotidiano, graças a uma formação multidisciplinar de rara complementaridade. Fundador do Colégio Internacional dos Terapeutas de Brasília, membro da Organização das Tradições Unidas, doutor honoris causa em Ciências na Universidade de Colombo (Siri Lanka). Jean-Yves Leloup leciona na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul em diferentes universidades e institutos de pesquisa de antropologia fundamental. Seus ensinamentos, inscritos em um enfoque transdisciplinar, unem-se às fontes do cristianismo e revelam os elementos de uma antropologia fundamental presente nas grandes tradições da humanidade. É autor de numerosas obras de referência sobre as origens do cristianismo, além de ter traduzido e comentado os evangelhos de Tomé, João e Maria de Magdala.

A Editora UNESP publicou no Brasil a íntegra da entrevista concedida a Edmond Blattchen, no programa televisivo belga Nomes de Deuses, que também intitula a coleção brasileira.

Esquema para ingresso - Para participar do evento-extra promovido pela Editora UNESP, o interessado deve antecipadamente fazer o recolhimento do valor do ingresso (R$ 40,00). Dados para depósito bancário:

  • Favorecido: Fundação Editora da UNESP
  • CNPJ: 54.069.380/0001-40
  • Banco Itaú, agência 0609, c/c 19288-5 ou
  • Banco Banespa, agência 0239, c/c 13.003056-2

As inscrições só serão confirmadas mediante envio - até 27 de abril - de fax com comprovante de depósito e identificação do rementente, para o telefone (11) 3242-7171, ramal 415, aos cuidados de Claudia Santos.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom