Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 05 Debate sobre 'O mito do progresso', de Gilberto Dupas, acontece no MASP

Clientes

Debate sobre 'O mito do progresso', de Gilberto Dupas, acontece no MASP

May 31, 2006

O professor Gilberto Dupas, autor do recente lançamento da Editora Unesp O mito do progresso, participa de debate sobre sua obra em mesa-redonda que reúne também os professores Olgária Matos (USP) e Roberto Martins (Unicamp).

O evento acontece no dia 19 de junho (segunda-feira), às 19h, no Pequeno Auditório do MASP (Avenida Paulista, 1578), em São Paulo.

Sobre o livro
Após dissecar as assimetrias de poderes e os caminhos possíveis na geopolítica mundial em Atores e poderes na nova ordem global, o professor Gilberto Dupas aprofunda-se agora nos conceitos estruturantes desta sociedade em mais um lançamento da Editora UNESP. Em O mito do progresso, busca-se “uma exegese do conceito de progresso e sua evolução, procurando entender o quanto nele se ocultam interesses que são meramente hegemônicos”.

Para isso, percorre um amplo caminho, indo audaciosamente, como notou Boris Fausto, dos mitos gregos à nanotecnologia. Junto às contribuições dos frankfurtianos Adorno, Marcuse, Habermas, Horkheimer e Benjamin, Dupas utiliza um conjunto fascinante e amplamente diversificado de pensadores. De Marx a Milton Friedman, de Nietzsche a Teilhard de Chardin, de Descartes a Rorty, o autor penetra, com erudição e uma linguagem clara e simples – com vários exemplos retirados das páginas dos jornais –, em uma discussão profunda que oferece múltiplos pontos de reflexão.

O mito do progresso é um livro sobre os dilemas éticos e a prudência necessária para pensarmos o mundo contemporâneo utilizando discursos construídos, mas contém também reflexões sobre como a lógica de produção do conhecimento científico afeta várias áreas da sociedade e interfere nas nossas concepções (como a idéia de progresso), sobre o significado das inovações tecnológicas para nossa vivência espiritual, sobre a necessidade de uma visão crítica em relação ao pensamento hegemônico. Um debate vital para que o encantamento com o conforto proporcionado pelas mercadorias globalizadas não afetem demasiadamente nossa percepção das conseqüências possíveis de um mundo em gestação dialética nas esferas econômica, científica, médica e ambiental.

Sobre o autor – Gilberto Dupas é coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP e presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais – IEEI. Autor de vários livros, entre os quais Atores e poderes na nova ordem global – Assimetria, instabilidades e imperativos de legitimação (Editora UNESP), Economia global e exclusão social (Paz e Terra), Ética e poder na sociedade da informação (Editora UNESP) e Hegemonia, Estado e Governabilidade (Senac), elabora regularmente artigos e ensaios para jornais e revistas especializadas no Brasil e no exterior. Escreveu o romance Retalhos de Jonas e é co-editor da revista Política Externa.

Título: O mito do progresso
Autor: Gilberto Dupas
Número de páginas: 312
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 85-7139-657-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Carlos Sandano
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom