Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 A leitura no contexto da formação do leitor

Clientes

A leitura no contexto da formação do leitor

Aug 09, 2006

Os 18 artigos que compõem Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão são da autoria de pesquisadores de todo o país que integram o Grupo de Trabalho de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll). O livro conta ainda com um texto de Jacques Leenhardt, docente da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, no qual trata das relações entre literatura, historiografia e leitura.

A leitura no contexto da formação do leitor

A leitura no contexto da formação do leitor

“Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida”. A frase da escritora Lygia Bojunga Nunes inicia um dos artigos que integram a coletânea Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão, uma co-edição da Cultura Acadêmica e do Núcleo Editorial Proleitura. A paixão da consagrada escritora infantil pelos livros reflete o espírito desta obra que trata da formação de leitores, do contexto da leitura e da produção literária para crianças e jovens no país. Os 18 artigos que compõem o volume são da autoria de pesquisadores de todo o país que integram o Grupo de Trabalho de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll). O livro conta ainda com um texto de Jacques Leenhardt, docente da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, no qual trata das relações entre literatura, historiografia e leitura.

Os artigos estão divididos em blocos temáticos. O primeiro, intitulado Refletindo sobre a Leitura, apresenta um caráter mais teórico. O segundo bloco, Histórias da Leitura, traz relatos de experiências realizadas com a memória de leitura e a descoberta do prazer de ler. No terceiro, o foco é o professor em diferentes etapas da sua formação profissional. O quarto segmento traz artigos sobre autoras infanto-juvenis e, no último bloco, Da Literatura e outras Linguagens, há estudos sobre as relações entre a literatura e as diversas manifestações das artes visuais e também entre o texto literário original e as adaptações.

Os capítulos reservam belas surpresas como o artigo sobre um projeto de leitura de contos de Monteiro Lobato para os detentos de uma penitenciária no Paraná. Outro texto saboroso revela como a figura de Dom Quixote está viva nas páginas da popular literatura de cordel, em que o autor analisa dos jogos lingüísticos às ilustrações de livretos de cordel. Leitor formado, leitor em formação realiza assim um panorama completo para quem deseja ficar por dentro das pesquisas sobre leitura e literatura em andamento no país.

Sobre as organizadoras – Maria Zaira Turchi é coordenadora do Grupo de Trabalho de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll). Vera Maria Tietzmann Silva é professora da Universidade Federal de Goiás, com mestrado em Literatura Brasileira, pela UFG.

Título: Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão
Autoras: Maria Zaira Turchi e Vera Maria Tietzmann Silva (orgs)
Número de páginas: 252
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 85-98605-09-3
Data de publicação: 2006

Os livros da Cultura Acadêmica podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3242-7171

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom