Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 Livros da Editora UNESP recebem Prêmio Jabuti

Clientes

Livros da Editora UNESP recebem Prêmio Jabuti

Aug 08, 2006

Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos, da historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke e Pedagogia da tolerância, de Paulo Freire, lançados pela Editora UNESP no ano passado, foram agraciados com o Prêmio Jabuti de 2006.

Livros da Editora UNESP recebem Prêmio Jabuti

Livros da Editora UNESP recebem Prêmio Jabuti

Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos, da historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke e Pedagogia da tolerância, de Paulo Freire, lançados pela Editora UNESP no ano passado, foram agraciados com o Prêmio Jabuti de 2006. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio que está em sua 48ª edição é referência para o mercado editorial.

O livro da historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke elucida os elementos formadores do pensamento de Gilberto Freyre. A autora acompanha a trajetória do pensador pernambucano, revelando a absorção e transformação das idéias anglo-americanas que foram tão importantes para a sua formação intelectual, assim como a influência de trabalhos nacionais, principalmente os de Roquette Pinto.

Temos em Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos uma narrativa que descortina o mundo cultural no qual Freyre estava inserido e nos ajuda a entender como ele o transcende para gerar uma contribuição original que fez um país inteiro mudar a maneira como se percebia. O que se revela aqui é a construção de um novo paradigma que, de imediato, toma conta do imaginário nacional e contribui de modo decisivo para a “formação das almas brasileiras”.

Pedagogia  da Tolerância, que reúne textos de Paulo Freire – alguns deles inéditos - se destaca por dois motivos. Primeiro, pela renovada oportunidade de expandir o contato com um dos intelectuais brasileiros mais influentes no mundo todo. Segundo, pelo eixo temático escolhido pela organizadora Ana Maria Araújo Freire, esposa de Paulo: a tolerância como resposta a uma realidade onde  o poder econômico abarca de modo totalitário todas as relações sociais e esgarça as possibilidades de convivência com o que lhe é diferente.

Coerentemente, a coletânea é aberta com um texto (“Da tolerância, uma das qualidades fundantes da vida democrática”) que sintetiza o conceito de tolerância em Freire, um texto curto e inacabado que foi iniciado com a notícia da morte do índio Galdino Jesus dos Santos. Os demais  escritos e depoimentos trabalham esta visão em contextos específicos, como a educação indígena, a importância da psicologia na prática educativa, a alfabetização de adultos ou reforma agrária. Pedagogia da tolerância faz parte da Série Paulo Freire, da Editora UNESP. Outros títulos já publicados: Pedagogia da Indignação, Pedagogia dos Sonhos Possíveis, Pedagogia da Libertação em Paulo Freire e Cartas a Cristina.

Sobre os autores

A historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke obteve os graus de mestre, doutor e livre-docente na Universidade de São Paulo. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas sobre o papel educativo da imprensa periódica do Iluminismo europeu e da América Latina do século XIX. Sobre este tema publicou dois livros: The Spectator, o teatro das luzes, e Nísia Floresta, o carapuceiro e outros ensaios de tradução cultural. Atualmente, vive parte do ano em Cambridge, Inglaterra, e é pesquisadora-associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.

Paulo Freire (1921-1997), reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios: Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento, Prêmio UNESCO da Educação para a Paz e Prêmio Andres Bello da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continente. Foi-lhe outorgado o título de doutor honoris causa por vinte e sete universidades e é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior. Lecionou na Universidade de Harvard (EUA) e foi consultor especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas em Genebra (Suíça). Foi também Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. É autor de obras consideradas clássicas como Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Educação: prática da liberdade.

Título: Gilberto Freyre, um vitoriano dos trópicos
Autora
: Maria Lúcia Pallares-Burke
Número de páginas: 481
Formato: 16 X 23 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 85-7139-610-8
Data de publicação: 2005

Título: Pedagogia da tolerância
Autor: Paulo Freire
Organização e notas: Ana Maria Araújo Freire
Número de páginas: 329
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 85-7139-566-7
Data de publicação: 2005

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom