Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 Maria Lúcia Pallares-Burke recebe prêmio da ABL

Clientes

Maria Lúcia Pallares-Burke recebe prêmio da ABL

Aug 21, 2006

Nesta quinta, 24 de agosto, a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke recebe o Prêmio Senador José Ermírio de Morais, um dos mais importantes da Academia Brasileira de Letras (ABL). O livro Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos, publicado pela Editora UNESP.

Maria Lúcia Pallares-Burke recebe prêmio da ABL

Maria Lúcia Pallares-Burke recebe prêmio da ABL

Nesta quinta, 24 de agosto, a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke recebe o Prêmio Senador José Ermírio de Morais, um dos mais importantes da Academia Brasileira de Letras (ABL). O livro Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos, publicado pela Editora UNESP, foi descrito pela comissão julgadora como “a mais percuciente análise que já se escreveu sobre a trajetória intelectual de Gilberto Freyre”. A cerimônia de premiação será na sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, bairro Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, às 16 horas.

Mais do que uma biografia ou uma nova interpretação de Casa Grande & Senzala, temos em Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos uma narrativa que descortina o mundo cultural no qual Freyre estava inserido e nos ajuda a entender como ele o transcende para gerar uma contribuição original que fez um país inteiro mudar a maneira como se percebia. O que se revela aqui é a construção de um novo paradigma que, de imediato, toma conta do imaginário nacional e contribui de modo decisivo para a “formação das almas brasileiras”.

O retrato dramaticamente expressivo dos caminhos trilhados pelo autor de “Casa Grande...” é alcançado de maneira coerentemente instigante: Maria Lúcia “surpreende o passado” de modo análogo ao que o próprio Freyre empregava para captar “o caráter de um povo”, revelando o autor no “seu à vontade caseiro” e em sua “rotina da vida”. As leituras, cartas, diários e registros de estudos formam um rico indicador da formação do pensamento freyriano, revelando-nos muito mais do que a gênese de uma obra essencial para o Brasil do século XX, mas um modo de abordagem intelectual que merece ser desvendado por todos que pretendem pensar profundamente este país.

Sobre a autora – A historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke obteve os graus de mestre, doutor e livre-docente na Universidade de São Paulo. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas sobre o papel educativo da imprensa periódica do Iluminismo europeu e da América Latina do século XIX. Sobre este tema publicou dois livros: The Spectator, o teatro das luzes, e Nísia Floresta, o carapuceiro e outros ensaios de tradução cultural. Pela Editora UNESP, lançou também As Muitas Faces da História em que entrevista nove dos principais representantes da chamada Nova História entre eles os ingleses Jack Goody, Asa Briggs, Keith Thomas, Peter Burke e Quentin Skinner. Atualmente, vive parte do ano em Cambridge, Inglaterra, e é pesquisadora-associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.

Título: Gilberto Freyre, um vitoriano dos trópicos
Autora: Maria Lúcia Pallares-Burke
Número de páginas: 481
Formato: 16 X 23 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 85-7139-610-8
Data de publicação: 2005

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom