Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 Nicarágua: uma genuína revolução popular

Clientes

Nicarágua: uma genuína revolução popular

Aug 23, 2006

Matilde Zimmermann demonstra ao longo dos capítulos de A Revolução Nicaragüense , novo título da Coleção Revoluções do Século 20, da Editora UNESP, que a liderança comprometida com os ideais do movimento sandinista foi um ingrediente decisivo para o sucesso da empreitada, a exemplo do que ocorreu na Revolução Cubana. “Como Che Guevara, acredito que um dos requisitos mais importantes da revolução é o fator humano”. O livro tem início com a ascensão de Somoza ao poder e sua ditadura, passa pelo assassinato de Sandino, a história do líder Carlos Fonseca e a formação da FSLN. Trata ainda dos revolucionários no poder e da derrocada do ideal sandinista.

Nicarágua: uma genuína revolução popular

Nicarágua: uma genuína revolução popular

Em julho de 1979, um país da América Central com pouco menos de três milhões de habitantes foi o centro das atenções no mundo todo. Jovens guerrilheiros da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) derrotavam a ditadura somozista, há 40 anos no poder, e inauguravam uma página original da história contemporânea latino-americana. A vitória sandinista foi particularmente marcante por mais de uma razão. Por um lado, desencadeou uma série de revoluções na década de 80, em especial na Guatemala e em El Salvador.  Por outro, é notável que dos diversos movimentos que eclodiram após a Revolução Cubana, em 1959, só os sandinistas conseguiram ascender ao poder. Este é o ponto de partida de A Revolução Nicaragüense, novo título da Coleção Revoluções do Século 20, da Editora UNESP.

A autora Matilde Zimmermann demonstra ao longo dos capítulos que a liderança comprometida com os ideais do movimento sandinista foi um ingrediente decisivo para o sucesso da empreitada, a exemplo do que ocorreu na Revolução Cubana. “Como Che Guevara, acredito que um dos requisitos mais importantes da revolução é o fator humano”. Porém, salienta que um dos desafios mais difíceis surgiu após a queda da antiga ordem, no processo de se tentar construir uma nova sociedade. Foi neste ponto que sandinistas derraparam. Após onze anos no poder, o sandinismo foi derrotado nas urnas, desgastado por conflitos como a “guerra dos contra”, patrocinada pelo governo de Ronald Reagan.

A Revolução Nicaragüense tem início com a ascensão de Somoza ao poder e sua ditadura, passa pelo assassinato de Sandino, a história do líder Carlos Fonseca e a formação da FSLN. Trata ainda dos revolucionários no poder e da derrocada do ideal sandinista. A autora conclui: “A contradição do período pós-1979, em que classes economicamente dominantes não detinham poder político, não poderia se sustentar para sempre. Ou a economia se encaminharia para um socialismo ou a classe capitalista recuperaria seu poder político, como começou a ocorrer por meio das políticas implementadas pela liderança da FSLN, a partir de 1987”.

Sobre a autora: Historiadora especialista em América Latina, Matilde Zimmermann  leciona na Sarah Laurence College (EUA). É autora, entre outras obras, de Sandinista - Carlos Fonseca and the nicaraguan revolution (Duke University Press, 2001).

Sobre a Coleção Revoluções do Século 20A Revolução Nicaragüense é o sexto livro da coleção organizada e dirigida pela historiadora Emília Viotti da Costa. Os outros cinco títulos são: As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético, A Revolução Chinesa, A Revolução Cubana, A Revolução Guatemalteca e A Revolução Alemã.

Título: A Revolução Nicaragüense
Autor: Matilde Zimmermann
Tradução: Maria Silvia Mourão Netto
Número de páginas: 267
Formato: 10,5 x 19 cm
Preço: R$ 18
ISBN: 85-7139-653-1
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom