Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 08 O papel da imprensa na sociedade tecnológica

Clientes

O papel da imprensa na sociedade tecnológica

Aug 28, 2006

A história da imprensa no Brasil e seu papel na sociedade dominada pela velocidade das novas tecnologias são os temas de Imprensa e cidade , lançamento da Editora UNESP que integra a Coleção Paradidáticos. A obra contempla o surgimento dos primeiros jornais e revistas, as transformações no processo de produção dos impressos, as mudanças em relação à estrutura interna, distribuição e natureza das reportagens e dos recursos gráficos.

O papel da imprensa na sociedade tecnológica

O papel da imprensa na sociedade tecnológica

A história da imprensa no Brasil e seu papel na sociedade dominada pela velocidade das novas tecnologias são os temas de Imprensa e cidade, lançamento da Editora UNESP que integra a Coleção Paradidáticos. As historiadoras Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca partem do princípio que para compreender o cenário contemporâneo da imprensa, dominado pela fragmentação, imediatismo e bombardeio de notícias em meios como a Internet e até celulares, é importante acompanhar a trajetória da imprensa, desde o século XIX até os dias de hoje. Por conta disso, traçam uma completa linha do tempo que divide a imprensa nacional desde a sua implantação tardia, em 1808, até a atual fase de globalização.

A obra contempla o surgimento dos primeiros jornais e revistas, as transformações no processo de produção dos impressos, as mudanças em relação à estrutura interna, distribuição e natureza das reportagens e dos recursos gráficos. Trata ainda da profissionalização dos jornalistas, da segmentação dos periódicos e da atuação política e social dos meios de comunicação.

Explicações sobre diagramação, concepção editorial, projeto gráfico e escolha de manchetes são ilustradas com as capas de publicações como a revista A Vida Moderna, editada em 1914 e a revista O Cruzeiro, editada de 1928 a 1975. As autoras discutem ainda o papel da imprensa na atualidade tomando como exemplo o episódio da eleição presidencial de Fernando Collor de Melo em 1989 e seu posterior afastamento por conta de denúncias de corrupção. Tal análise lança uma discussão sobre a sociedade do espetáculo, a ditadura do marketing e a força do capital e levanta a questão: há espaço para a crítica e para a autonomia na mídia que se caracteriza como motor do mundo contemporâneo?

Sobre as autoras

Ana Luiza Martins é doutora em História Social e historiógrafa do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Desenvolve pesquisas sobre a imprensa periódica no período da República.
Tânia Regina de Luca é docente dos cursos de graduação e pós-graduação em História da UNESP/Assis e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realiza pesquisas sobre a imprensa no Estado Novo.

Título: Imprensa e cidade
Autoras: Ana Luiza Martins e Tânia Regina de Luca
Número de páginas: 135
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 15
ISBN: 85-7139-587-X
Data de publicação: 2006

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom