Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 09 Um julgamento do valor de Freud para o pensamento contemporâneo

Clientes

Um julgamento do valor de Freud para o pensamento contemporâneo

Sep 24, 2006

O que dá a Freud a preeminência de ser considerado um dos maiores pensadores dos últimos duzentos anos? Esta é a provocação lançada no início do livro Freud, que integra a Coleção Grandes Filósofos da Editora UNESP. O autor Richard Webster desconstrói “a figura mítica que governa um império de quase infinita profundidade e complexidade psicológicas” e atribui o sucesso da teoria do médico vienense muito mais à ruptura da perspectiva tradicional do estudo da psicologia do que à revolução dos conceitos apresentados. Depois de Freud, a psicologia deixou de ser marcada pela pesquisa de fenômenos cognitivos como a memória, a inteligência e a percepção e passou a ser estudada levando-se em conta os mais profundos sentimentos de homens e mulheres comuns e, acima de tudo, seus impulsos sexuais.

Um julgamento do valor de Freud para o pensamento contemporâneo

Um julgamento do valor de Freud para o pensamento contemporâneo

O que dá a Freud a preeminência de ser considerado um dos maiores pensadores dos últimos duzentos anos? Esta é a provocação lançada no início do livro Freud, que integra a Coleção Grandes Filósofos da Editora UNESP. O autor Richard Webster desconstrói “a figura mítica que governa um império de quase infinita profundidade e complexidade psicológicas” e atribui o sucesso da teoria do médico vienense muito mais à ruptura da perspectiva tradicional do estudo da psicologia do que à revolução dos conceitos apresentados. Depois de Freud, a psicologia deixou de ser marcada pela pesquisa de fenômenos cognitivos como a memória, a inteligência e a percepção e passou a ser estudada levando-se em conta os mais profundos sentimentos de homens e mulheres comuns e, acima de tudo, seus impulsos sexuais. “Freud, na realidade, reinventou para a era científica moderna, a tradicional doutrina cristã do pecado original (...) A promessa redentora da psicanálise, no entanto, tem-se mostrado vazia. Longe de ter-nos livrado de tais agruras, a psicanálise, ao promover a ilusão de que nossos impulsos sexuais mais profundos e nossas fantasias foram analisados e racionalmente entendidos, tornou-as mais intensas”.

Para chegar a essa conclusão, Webster lança mão de uma linguagem clara aliada à acidez de linguagem. O livro inicia com a reconstituição histórica das idéias de Freud a partir da “cura pela palavra”, adotada pelo médico Josef Breuer e o estudo de seus pacientes como Anna O., uma mulher de 21 anos diagnosticada como histérica. O autor discute também as relações entre Freud e Charcot, neurologista especialista no tratamento de pacientes que sofriam uma variedade de sintomas físicos sem causa aparente, como a paralisia, contraturas e ataques. Cita ainda as contribuições de Willhelm Fliess para a elaboração das idéias de Freud sobre a sexualidade infantil.

No capítulo “O Legado de Freud”, Webster promove um julgamento sobre o valor do pensamento de Freud. Mas também concede o mérito que, em seu entender, merece o pensador alemão, afirmando que “talvez seja apenas reconhecendo a complexidade e a loucura de uma das mais significativas tentativas de entender a nossa natureza que podemos esperar por tentativas mais bem-sucedidas no futuro”.

Sobre o autor

Richard Webster vive em Oxford e estudou Literatura Inglesa na Universidade East Anglia. Entre seus livros, está Why Freud was wrong: sin, science and psychoanalysis (1995).

Título: Freud
Autor: Richard Webster
Tradutora: Sandra Ghiorzi
Número de páginas: 59
Formato: 11 x 18 cm
Preço: R$ 11
ISBN: 85-7139-647-7
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom