Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 10 Obra reavalia o polêmico 'A Via Crucis do Corpo', de Clarice Lispector

Clientes

Obra reavalia o polêmico 'A Via Crucis do Corpo', de Clarice Lispector

Oct 15, 2006

Em 1974, já consagrada, Clarice Lispector lançou A Via Crucis do Corpo, livro de contos de teor erótico. O título foi recebido com estardalhaço pela crítica que o classificou como “obra menor”, “desvio” e até mesmo “lixo”, quando comparado às demais publicações da autora. Era um livro escrito “por encomenda”, “às pressas”, em um período que Clarice Lispector passava por dificuldades financeiras. Agora, em 2006, Clarice Lispector e a Encenação da Escritura, lançamento da Editora Unesp, promove um questionamento da visão da crítica especializada da década de 70 ao reavaliar os conceitos presentes nesta obra da autora.

A partir de análises feitas por conhecidos intérpretes da produção clariciana, Nilze Reguera parte para uma leitura inovadora de A Via Crucis do Corpo. Revela-se, então, a existência de um processo de construção ficcional no qual escritor/Clarice Lispector, narrador e personagens, mostram-se como atores no espetáculo escritural. Clarice passa a ser encarada, dessa forma, como “uma personagem-escritora, uma escritora-personagem, uma autora ficcionalizada”.

Apoiada em farto material sobre Clarice Lispector, inclusive em fragmentos de sua correspondência com Fernando Sabino, Nilze desmonta a idéia de que ela sucumbiu às exigências do mercado para compor o seu polêmico livro. Ao longo dos capítulos, mostra que por meio de processos de simulação e de dissimulação na linguagem, a escritora se coloca criticamente perante os editores que encomendaram os textos.

Na medida em que esmiúça os contos do livro A Via Crucis do Corpo, marcados pela análise profunda do universo feminino, a introspecção psicológica e o fluxo de consciência das personagens, Nilze Reguera lança uma nova perspectiva sobre o trabalho ficcional de uma das autoras mais importantes da literatura nacional.  

Teses premidas

Os melhores trabalhos produzidos nos Programas de Pós-graduação da Unesp estarão disponíveis ao público com a linha editorial Teses Premiadas. Publicando as teses e dissertações mais significativas em Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista, a Editora Unesp torna mais acessível o conhecimento que é construído hoje e incrementa o seu papel mediador entre a produção acadêmica e a sociedade. Os temas abordados pertencem aos campos da Educação (Educação Escolar, Educação para Ciência e Educação Matemática), Letras e Artes (Estudos Literários, Lingüística, Língua Portuguesa, Artes  e Música), Geografia, História, História Econômica, Sociologia, Psicologia e Filosofia, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social, Comunicação.

Sobre a autora

Nilze Reguera é mestre em Teoria da Literatura pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, campus de São José do Rio Preto (SP). É docente da rede pública municipal e do curso de bacharelado em letras da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos), na mesma cidade.

Título: Clarice Lispector e a encenação da escritura – Em A Via Crucis do Corpo
Autora: Nilze Maria de A. Reguera
Número de páginas: 282
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 85-7139-696 - 5
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom