Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 11 Diversidade étnica e identidade cultural sob a ótica de um dos mais renomados antropólogos do Bra

Clientes

Diversidade étnica e identidade cultural sob a ótica de um dos mais renomados antropólogos do Bra

Nov 22, 2006

Ao selecionar seus textos para compor Caminhos da Identidade, Roberto Cardoso de Oliveira pretendia recuperar e complementar o conceito da identidade étnica e a sua relação com os fenômenos culturais, trabalhado ao longo de seus 40 anos de pesquisas. Uma oportunidade de excursionar em sua própria memória, a fim de colocar em perspectiva histórica e autobiográfica suas peregrinações nos caminhos da identidade étnica foi a justificativa apresentada pelo autor no prólogo do livro. O resultado desta busca pode ser conferido em Caminhos da Identidade, lançamento da Editora UNESP em parceria com a Paralelo 15. A obra ganha relevância especial por conta do falecimento do autor em julho deste ano. RCO, como era carinhosamente chamado por seus alunos, deixou um legado importante para a história da antropologia brasileira que pode ser conferido neste livro.

O antropólogo que iniciou suas pesquisas etnográficas nos anos 1950 com os índios Terena, de Mato Grosso, e os índios Ticuna do Alto Rio Solimões, na Amazônia, busca agregar a noção de identidade à idéia de reconhecimento – tanto pelos outros como também como auto-reconhecimento – ao mesmo tempo em que recupera a dimensão cultural no contexto do multiculturalismo. O autor amplia o escopo da reflexão para a dimensão do sujeito, em sua condição de pessoa moral dotada de liberdade de escolha e de ação. Por fim, transpõe a experiência de pesquisa até então centrada nas relações entre índios e não índios passando para um estudo voltado à gênese de ideologias étnicas numa nação milenar.

O livro nos apresenta uma questão interessante - mesmo em tempos de globalização, há espaço para discutir a diversidade étnica e cultural. De acordo com Roberto Cardoso de Oliveira, a etnicidade e os mecanismos identitários constituem, no mundo atual, fenômenos quase universais, o que contribui para tornar a discussão relevante não só para os cientistas sociais como para todos os cidadãos.

Sobre o autor - Roberto Cardoso de Oliveira - antropólogo, foi Professor Emérito (Unicamp), Doutor Honoris Causa (UFRJ e UnB), Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e fundador da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Reconhecido por sua batalha na implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento da Antropologia no Brasil, escreveu várias obras, entre elas: Os diários e suas margens: Viagem aos territórios Terêna e Tükúna (Fund. Biblioteca Nacional/EdUnB, 2002); Sobre o pensamento antropológico (Tempo Brasileiro, 2003); Nacionalidade e etnicidade em fronteiras (EdUnB, 2005) e O trabalho do antropólogo (Paralelo 15 e Editora UNESP, 2006).

Título: Caminhos da Identidade – ensaios sobre a etnicidade e multiculturalismo
Autor: Roberto Cardoso de Oliveira
Número de páginas: 258
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 85-7139-683-3
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom