Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 12 Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault

Clientes

Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault

Dec 19, 2006

O filósofo Michel Foucault soube como poucos pensar o tempo presente e formular conceitos que contribuíram para o diagnóstico de problemas sociais contemporâneos. Em O Legado de Foucault, lançamento da Editora UNESP, o leitor tem a oportunidade de tomar contato com o pensamento do filósofo francês em relação a temas como feminismo, violência, controle social, loucura, amizade e sexualidade. Divididos em blocos temáticos, os artigos retomam incontáveis possibilidades de diálogos com o pensamento filosófico e político de Foucault.

Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault

Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault


O filósofo Michel Foucault soube como poucos pensar o tempo presente e formular conceitos que contribuíram para o diagnóstico de problemas sociais contemporâneos. Em O Legado de Foucault, lançamento da Editora UNESP, o leitor tem a oportunidade de tomar contato com o pensamento do filósofo francês em relação a temas como feminismo, violência, controle social, loucura, amizade e sexualidade.

Divididos em blocos temáticos, os artigos retomam incontáveis possibilidades de diálogos com o pensamento filosófico e político de Foucault. Phillipe Artières, historiador e responsável pelo Centro Michel Foucault de Paris, abre a coletânea com uma reflexão sobre os arquivos pessoais do autor presentes na entidade. Já no capítulo “Engajamento e resistências”, José Carlos Bruni e Marcos César Alvarez discutem as formas de posicionamento intelectual e político adotadas por Foucault ao longo de sua trajetória.

No capítulo “Feminismos”, Lucila Scavone mostra como a concepção do filósofo sobre as lutas de resistência contra a submissão afina-se com as ações feministas dos anos 1970, cujas características traziam à cena um novo sujeito político. Em “Amizade, corpo e estética da existência”, os artigos exploram as múltiplas faces das práticas de si voltadas para a constituição do saber e de uma nova cultura. O capítulo “Direito, violência e controle social” analisa como o filósofo pensou as relações entre tais noções, sobretudo no momento genealógico de seu pensamento. Por fim, a última parte, reúne dois artigos que buscam delinear, em direções diversas, aspectos do pensamento filosófico de Foucault por meio de seus principais livros, lançados nos anos 1960 – História da loucura e As palavras e as coisas.

Trata-se de uma obra que fornece a dimensão da influência teórica do pensamento de Foucault no âmbito das Ciências Humanas, especialmente nas questões ligadas ao universo da sociologia, história, filosofia, política e antropologia.

Sobre os organizadores
Lucila Scavone – professora de Sociologia na UNESP, campus Araraquara, é autora de Dar a vida e cuidar da vida: feminismo e ciências sociais (Editora Unesp, 2004).
Marcos César Alvarez – sociólogo, professor de Sociologia (USP) e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência. Pesquisa temas ligados às questões da violência, da punição e do controle social no Brasil.
Richard Miskolci – sociólogo, professor de Sociologia na UFSCar, onde coordena o Grupo de Pesquisa Corpo, Identidade Social e Estética da Existência.

Título: O legado de Foucault
Organizadores: Lucila Scavone, Marcos César Alvarez, Richard Milskolci
Número de páginas: 300
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 85-7139-708-2
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom