Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 12 Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

Clientes

Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

Dec 21, 2006

Em Figuras de Deus – A Bíblia na Arte, o historiador de arte francês Dominique Ponnau apresenta algumas das mais significativas representações artísticas do cristianismo produzidas pela cultura ocidental. São vinte temas bíblicos ilustrados pelos grandes mestres da arte religiosa, dos iluministas medievais a Gauguin, Nolde e Chagall. Ponnau entende a Bíblia como um poema, onde acredita ouvir a “voz do mistério”, repercutida de forma magistral pelos grandes mestres do Ocidente. Sua proposta é a de compartilhar essa experiência com o leitor, caminhando por entre obras que fazem da representação do Eterno o espaço onde ocorre o “encontro fraterno do crente com o descrente, caso haja necessidade de definir um estado do fugaz e do incerto”.

Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

Em Figuras de Deus – A Bíblia na Arte, o historiador de arte francês Dominique Ponnau apresenta algumas das mais significativas representações artísticas do cristianismo produzidas pela cultura ocidental. São vinte temas bíblicos ilustrados pelos grandes mestres da arte religiosa, dos iluministas medievais a Gauguin, Nolde e Chagall. A Criação, o Dilúvio, o Nascimento de Cristo, a Crucificação, o Apocalipse e outras passagens bíblicas são revividas a partir das obras de artistas como Caravaggio, Velásquez, Rafael, Poussin, Michelangelo, Ticiano, Rembrandt, Fra Angélico, Giotto e Dürer. Imagens que ilustram e enriquecem a edição em português lançada agora pela Editora UNESP.

A prosa de Ponnau acompanha as obras selecionadas e também descreve poeticamente os temas bíblicos. Sua narrativa não se fecha em verdades prontas nem tampouco se constitui em um manual de interpretação artística, mas descortina um rico mosaico de sensações. Uma obra icônica que, como as reproduções das grandes obras-primas aqui presentes, abre janelas de percepção e convida o leitor a preencher os significados apenas indicados pelo autor, reconciliando os fundamentos de nossa cultura e a arte a ela associada.

O capítulo dedicado a João Batista, por exemplo, inicia lembrando que “ninguém viveu mais virilmente a vocação feminina da humanidade diante de Deus”. Em seguida, surge um quadro anônimo do século XIII representando o Batismo de Cristo como fonte de onde brota toda a vida humana, enquanto o quadro São João Batista no deserto, de Philippe de Champaigne, retrata a simultaneidade do gigantismo e da pequenez do santo diante de sua missão. Por fim, o Retábulo de Issenheim, de Matthias Grünewald, retoma João Batista “na treva absoluta da agonia de Deus crucificado em Jesus Cristo”.

Ponnau entende a Bíblia como um poema, onde acredita ouvir a “voz do mistério”, repercutida de forma magistral pelos grandes mestres do Ocidente. Sua proposta é a de compartilhar essa experiência com o leitor, caminhando por entre obras que fazem da representação do Eterno o espaço onde ocorre o “encontro fraterno do crente com o descrente, caso haja necessidade de definir um estado do fugaz e do incerto”.

Sobre o autor – Dominique Ponnau dirige a Escola do Louvre há mais de 20 anos e preside o novo Comitê do Patrimônio Cultual do Ministério da Cultura francês. Há muito tempo ele busca estabelecer o diálogo entre o cultual e o cultural e, por meio da arte, testemunhar a grandeza humana e o mistério divino.

Título
: Figuras de Deus – A Bíblia na Arte
Autor: Dominique Ponnau
Tradutor: João Moura Júnior
Número de páginas: 199
Formato: 20,3 x 22,6 cm
Preço: R$ 60
ISBN: 85-7139-704-X
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bia Scorzafave | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom